Após 20 anos, o exame estadual de certificação da Rede CEJA – Centro de Educação de Jovens e Adultos, conhecido por ‘Provão da Rede CEJA’, voltará a ser realizado e os estudantes vão ter a oportunidade concluir os ensinos fundamental e médio. A inscrição pode ser feita até o dia 24 de junho na secretaria das escolas da rede estadual que integram a Rede CEJA, administrada pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. A iniciativa é direcionada aos alunos com matrículas ativas e novas matrículas feitas até 24/06. As provas serão aplicadas entre os dias 27/06 e 08/07.

O certificado será concedido ao aluno que passar na prova, que será realizada por área de conhecimento: Ciência da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Linguagens e suas Tecnologias. Os parâmetros de avaliação e certificação são os definidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O candidato vai poder se inscrever em um único nível de ensino (fundamental ou médio).

Portaria institui normas de avaliação, desempenho e certificação dos alunos da Rede CEJA

A realização do exame estadual de certificação, que vai ocorrer uma vez por ano, foi possível através da publicação da portaria nº 569 de 26 de maio, que definiu normas de avaliação do desempenho escolar e estabeleceu regras para a regularização da vida escolar dos alunos da Rede CEJA no âmbito do estado do Rio de Janeiro. Essa é a primeira portaria, após a criação, em 29 de maio de 1980, da modalidade de ensino em que a rede funciona (metodologia semipresencial) que trata exclusivamente da avaliação e da criação de exames de certificação.

Para os alunos, uma mudança importante é relacionada à avaliação. A partir de agora, os estudantes serão aprovados com média de 50 pontos, o que os iguala aos alunos da rede presencial da rede pública. Eles vão ainda poder pedir a revisão das avaliações, em até sete dias após a correção. Além disso, a portaria cria a possibilidade de avaliações complementares utilizando o ambiente virtual de aprendizagem.

“A Fundação Cecierj, responsável pela gestão pedagógica da Rede CEJA, ao instituir essa portaria, definindo e criando normas e procedimentos, dá diretrizes claras aos professores e alunos. A publicação dá mais transparência e homogeneidade ao processo e iguala o tratamento de todos os estudantes, não havendo mais diferença entre os que estão no presencial e na Rede CEJA, o que é um importante avanço para o ensino semipresencial do Estado”, destacou o presidente da Fundação Cecierj.