Doutora em Ciências na área de Química Biológica pelo Instituto de Bioquímica Médica Leopolodo De Meis (UFRJ) com Pós-doutorado em Virologia no Arthropod Born Disease Laboratory (AIDL), Colorado State University, Mestre e graduada (bacharelado e licenciatura) em Ciências Biológicas, modalidade Biofísica, Marilvia Dansa de Alencar é atualmente a Vice-presidente de Educação Superior a Distância da Fundação CECIERJ.

Professora Associada da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), com experiência nas áreas de Bioquímica, Fisiologia de Insetos Vetores e Interação vírus-vetor, tem vasta experiência na área de Educação Superior a Distância, tendo atuado como Diretora Acadêmica, coordenadora de curso, coordenadora de tutoria, conteudista e mediadora a distância, participando de várias etapas do processo de criação e implantação do Consórcio CEDERJ.

“Eu faço parte do Consórcio CEDERJ desde 2001, e participei da criação do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na modalidade EaD pela minha universidade, a UENF. Para mim, o CEDERJ é um exemplo de trabalho em parceria, no qual todos colaboram para oferecer Educação Pública de qualidade às pessoas e mudar suas vidas. Minha participação nessa parceria com a Fundação CECIERJ foi decisiva na minha vida profissional e também na minha relação com o mundo. Isso é o que me movimentou esses anos todos e o que me move ainda hoje.

É uma felicidade poder fazer parte da Fundação CECIERJ e trabalhar junto com as equipes dos diferentes programas institucionais, como a Rede CEJA, o Pré-vestibular Social, um grande número de projetos da Extensão e o CEDERJ, um consórcio para oferecimento de cursos de graduação em parceria com as Instituições Públicas de Ensino Superior do estado do RJ. É um privilégio fazer parte de tudo isso e poder contribuir.”