A ciência está presente na vida da Profa. Mônica Santos Dahmouche, Vice-Presidente Científica da Fundação Cecierj e Diretora do Museu Ciência e Vida, desde muito tempo.  Doutora e mestre em Física pela USP-São Carlos, graduada pela UFF e com experiência de pós-doutorado em laboratórios estrangeiros trabalhou com ciência básica até se tornar servidora da Fundação Cecierj, onde vem  atuando na área de Divulgação Científica desde 2006.

Ao longo de sua trajetória na instituição esteve à frente da FECTI (Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro) em seus primeiros anos, lançou a Caravana da Ciência, coordenou o processo de implantação do Museu Ciência e Vida e, mais recentemente, coordenou o projeto Meninas da Baixada nas Ciências, em parceria com a UFRJ. Vem se dedicando à Fundação Cecierj nos aspectos administrativos diversos e nos processos acadêmicos, tais como curadoria de exposições, organização de eventos de ciência, desenvolvimento de materiais pedagógicos, dentre outros.

“Quando passei no concurso pra Fundação Cecierj prometi a mim mesma que daria o meu melhor, e assim tem sido desde então. Me encanta ver as pessoas maravilhadas com o planetário, a criançada com brilho no olhar com as exposições interativas e os jovens descobrindo suas vocações por meio das nossas ações. Fico muito feliz em trabalhar em uma instituição tão completa em termos de educação, vamos do ensino formal ao não formal, passando por todas as faixas etárias e com atenção especial àqueles que vivem a margem das oportunidades. Agradeço ao Prof. Gilson Rodrigues por confiar na minha capacidade para estar a frente da Vice-presidência Científica”, diz Mônica Dahmouche.

As atividades de Divulgação Científica da Fundação Cecierj  vêm sendo objeto de pesquisas desenvolvidas no âmbito dos programas de pós-graduação que ela integra: programa de pós-graduação em Divulgação Científica interinstitucional com a Fundação Oswaldo Cruz, MAST, Jardim Botânico e Fundação Planetário, assim como do Mestrado em Divulgação Científica  e da Saúde, em parceria com as mesmas instituições.