Foto: Fill Dutra
O geógrafo Glaucio José Marafon estava de malas prontas para a Itália quando a pandemia do Covid-19 mudou todos os seus planos. Pensando já em aposentadoria, ele também não imaginava que estaria de volta à Fundação Cecierj como vice-presidente de Educação Superior a Distância. Professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Marafon foi responsável por elaborar o curso de Geografia na modalidade semipresencial, dez anos atrás.

“Tenho uma caminhada na área do ensino a distância. Eu fui coordenador do curso de Geografia e, atualmente, sou responsável por avaliar o credenciamento dos cursos de ensino superior para a modalidade a distância do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e, por essa trajetória, a professora Maria Isabel, que é minha colega na Uerj, me convidou para assumir a vice-presidência. Aceitei esse desafio, porque acredito muito no projeto de interiorização do Cecierj”, disse Marafon que trabalha na Uerj desde 1995.

E isso se reflete em números. O curso de graduação de Geografia tem alunos de todos os municípios do estado. O dado é de um levantamento que o próprio professor fez do local de moradia dos matriculados na fundação. “Nenhuma universidade presencial consegue atingir um público tão amplo quanto o Cecierj.É uma política pública que considero muito importante na formação de recursos humanos. A Fundação permite que muitas pessoas, que jamais teriam a oportunidade de fazer um curso superior, consigam se formar”, comenta.

A vice-presidência de Educação Superior a Distância é um mundo nas palavras do professor. São, pelo menos, seis diretorias, entre elas, o pré-vestibular social, o EJA, a diretoria acadêmica e de extensão e material didático. Ele adianta quais são os principais pontos dessa nova fase da fundação: “Nós pretendemos dar a continuidade à formatação dos cursos da graduação e extensão, reforçar o EJA, Ceja e o pré-vestibular social, porque são atividades fundamentais para a formação desses recursos humanos”.

Glaucio José Marafon fez Graduação em Geografia pela Universidade de Passo Fundo (1983), Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Rio Claro (1988), Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e Pós-doutorado pela Universidade Federal de Uberlândia (2010). Atualmente é professor associado do Departamento de Geografia Humana do Instituto de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.