A diretoria da Fundação Cecierj está passando por algumas mudanças após a professora Maria Isabel de Castro de Souza ser nomeada a nova secretária de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado. A instituição será presidida, a partir de agora, por Glaucio José Marafon, geógrafo e professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), que ocupava o cargo de vice-presidente de Educação Superior a Distância. Ele, aliás, tem uma relação íntima com a Fundação, já que foi o responsável por elaborar o curso de Geografia na modalidade semipresencial, dez anos atrás.

Tenho uma caminhada na área do ensino a distância. Eu fui coordenador do curso de Geografia e, atualmente, sou responsável por avaliar o credenciamento dos cursos de ensino superior para a modalidade a distância do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e, por essa trajetória, a professora Maria Isabel, que é minha colega na Uerj, me convidou para assumir a vice-presidência. E, agora, aceito esse novo desafio, que é o de comandar a Fundação Cecierj, porque acredito muito no projeto de interiorização do Cecierj”, disse Marafon que trabalha na Uerj desde 1995.

Glaucio José Marafon fez graduação em Geografia pela Universidade de Passo Fundo (1983), Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Rio Claro (1988), Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e Pós-doutorado pela Universidade Federal de Uberlândia (2010). Atualmente é professor associado do Departamento de Geografia Humana do Instituto de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Com a ida do professor Glaucio para a presidência, a vice-presidente de Educação Superior a Distância será ocupada por Simone Coutinho Cardoso. Ela fez graduação em Física e Doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-doutorado pelo Instituto de Radioproteção e Dosimetria/CNEN (2003-2005). Atualmente, é professora associada do Departamento de Física Nuclear do Instituto de Física da UFRJ além de ter experiência na área de Física Aplicada à Medicina e Biologia.

A professora Simone também já conhece a Fundação Cecierj há muito tempo. Ela atuou na equipe de coordenação de curso de licenciatura em Física, no Consórcio Cederj, de 2014 a julho/2020, quando assumiu a Diretoria Acadêmica da mesma. “Durante os cerca de quarenta dias que estive a frente da Diretoria Acadêmica, pude perceber que a Fundação conta com um quadro de servidores altamente capacitados e muito comprometidos. Agora que o desafio se amplia às outras diretorias da Fundação, assumindo a vice-presidência Educação Superior a Distância, tenho certeza que contarei com a colaboração de todos”, destacou Simone, que completa:

“O Consórcio Cederj oferece, aos alunos de regiões afastadas dos grandes centros, a oportunidade de fazer um curso superior trazendo novas perspectivas, inclusive, para aquela área. Nas primeiras visitas aos polos, depois que assumi a Diretoria Acadêmica, os depoimentos de alunos e mediadores me chamaram a atenção e, em certos momentos, foi até difícil conter a emoção. Propocionar ensino de qualidade é um grande desafio e que encaro como tarefa principal, mas contribuir para mudar a perspectiva de vida de diversas famílias me impulsiona a seguir adiante”, finaliza.