A aula inaugural que abriu o semestre letivo de 2021.1 do Consórcio Cederj, realizada em fevereiro, reuniu centenas de estudantes que iniciam a jornada da graduação. O momento foi ainda mais especial para Tayane Machado Santiago Oliveira. Ex-aluna do Pré-Vestibular Social da Fundação Cecierj, criado em 2003, Tayane foi aprovada para o curso de Administração da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). O PVS tem se destacado pela qualidade do ensino que oferece e pelo seu principal objetivo, que é a inclusão. Em suas salas de aula estudam pessoas de todas as origens, situação econômica e social e estudantes com algum tipo de deficiência, como é o caso de Tayane, que é surda. 

“Nunca vi a minha deficiência como impedimento para alcançar o meu desenvolvimento intelectual, por meio dos estudos, e os meus colegas que, assim como eu também são deficientes auditivos, estão comemorando a minha vitória, porque sou a primeira a ingressar em um curso universitário”, diz Tayane, que estudou na unidade do PVS em São Pedro D’Aldeia e vai fazer a sua graduação no Polo Cederj Saquarema, que recebe alunos de todos os municípios da Região Oceânica do estado. 

Tayane começou a se preparar para o vestibular em março do ano passado e disse que sempre recebeu incentivos da sua mãe de que deveria continuar estudando e quer passar esse mesmo pensamento para os filhos, Thayla, de 10 anos, e de Thalison, de 5. “Eu estudei muito e sempre prestei atenção nas aulas e nunca faltava. Ficava reparando nos intérpretes de libras e fazia comparações e, com isso, ia absorvendo os conteúdos. E também perguntava para os professores o que eu não tinha entendido”, explica Tayane que, em breve, quer trabalhar com Administração. 

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho, a conquista de Tayane serve de exemplo para outros estudantes com deficiência a não desistirem do sonho de ingressar no ensino superior. “A Tayane tem que estar muito orgulhosa dessa conquista e sua história só nos inspiram a querer levar uma educação pública e de qualidade e que seja de fato inclusiva a toda população fluminense. Ela abre caminho para que mais alunos tenham interesse em ingressar em um dos cursos do Consórcio Cederj”, declarou. 

Desempenho 

O articulador acadêmico e mediador de Matemática do PVS em São Pedro D’Aldeia, Mateus Vasconcellos, afirma que o desempenho de Tayane nas aulas sempre foi bom: “A relação dela com os intérpretes de libras facilitou muito o seu convívio com a turma e com os professores. Ela sempre buscou interação”, disse o professor, que acredita ser a aprovação de Tayane no vestibular reflexo da sua dedicação: 

“Ela sempre foi assídua nas aulas e fez isso superando as dificuldades de uma rotina de trabalho durante a semana, filhos, família. O comprometimento dela somado ao trabalho dos intérpretes e mediadores fez com que ela alcançasse o objetivo. Ficamos felizes com a notícia e esperamos que continue obtendo êxito na sua jornada como universitária. Torcemos muito”, declarou Mateus. 

 Sobre o PVS

O Pré-Vestibular Social (PVS) da Fundação Cecierj atende por ano cerca de 7 mil alunos em todo o estado do Rio de Janeiro, sendo totalmente gratuito, inclusive com oferta de material didático impresso para todos os alunos. Para o presidente da Fundação Cecierj, Jorge Roberto Pereira, é motivo de orgulho uma ex-aluna do PVS dar continuidade aos seus estudos em outro projeto oferecido pela Fundação Cecierj, o Consórcio Cederj. “É gratificante saber de histórias vitoriosas como a da aluna Tayane e que passaram por iniciativas da Fundação Cecierj, que foi nossa aluna do Pré-Vestibular Social e, agora, inicia sua caminhada rumo ao diploma do ensino superior. Desejo muito sucesso à Tayane“.