Você sabia que estamos na Década do Oceano? E você sabe o que essa década significa? 

A Década do Oceano é uma ação global da Organização das Nações Unidas (ONU) que tem o intuito de conscientizar toda a população sobre a importância dos oceanos. Também chamada de a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, ela foi proposta pela ONU em 5 de dezembro de 2017 e começa neste ano de 2021, indo até 2030. Essa não é a primeira década temática proposta pela organização, que iniciou a prática em 1960 e já abordou temas como racismo e biodiversidade. 

A ideia é compreender o que chamamos de oceanos, no plural, como um todo singular, uma coisa só, globalizado e interligado, sem barreiras artificiais criadas por nós. Por isso, falamos “oceano” e não “oceanos”, por ser algo único, mesmo com suas particularidades. 

Foto: (Nature/Getty Images)

O oceano vem sofrendo diariamente com diversos tipos de problemas. Um exemplo é a sobrepesca, que é uma pesca excessiva e insustentável, podendo levar várias espécies à extinção. Atualmente, também enfrentamos questões como a invasão de espécies exóticas, animais e vegetais que se instalam em locais onde não são naturalmente encontrados, que pode ocorrer de forma natural, mas geralmente  a introdução se dá pelo homem, e podem reduzir a população das espécies nativas. À medida que o homem se espalha pelo planeta, mais espécies são levadas de uma área para outra, seja de maneira acidental, ou de forma proposital. 

Além disso, o oceano é afetado pelo aquecimento global. A crise climática impacta negativamente a biodiversidade e diminui os benefícios que o oceano gera  para a humanidade. Um grande exemplo é o branqueamento que afeta de maneira significativa os recifes de corais. Os corais servem de suporte e abrigo para várias comunidades marinhas, algumas delas de interesse econômico como peixes e camarões, que influenciam o pescado. Os recifes de corais são essenciais para a saúde humana também, pois podem ser fonte de novos remédios. 

Entretanto, isso tudo pode ser perdido pelo aquecimento global que aumenta a temperatura do oceano. Além de branquear os corais, o aumento da temperatura da água pode causar degelos das calotas polares, aumentando o nível do mar. Pode e altera também seu pH – o oceano é básico, mas com o aquecimento, ele fica mais ácido, diminuindo sua capacidade de reter gás carbônico (CO2), o que ameaça gravemente os ecossistemas marinhos. Por isso, mais do que nunca precisamos olhar com mais atenção para o oceano. 

As atividades humanas dependem do oceano. Ele produz grande parte do oxigênio do planeta e regula o clima, além de sequestrar e armazenar o carbono da atmosfera. É no oceano que está uma imensa, importante e ainda desconhecida biodiversidade. Se não cuidarmos dele agora, pode ser tarde demais. Encontrar soluções para tantos problemas é uma necessidade urgente que depende diretamente da ciência.

Para isso, foram traçados objetivos que contribuem para o desenvolvimento sustentável do oceano e do planeta como um todo. A Década busca um oceano limpo, seguro, saudável e resiliente, produtivo e explorado sustentavelmente.  A presente década procura incentivar a pesquisa científica e as inovações tecnológicas com foco nesses objetivos, visando garantir o futuro do imenso mar azul. A ideia da ONU é chamar atenção para esses problemas, que têm soluções se todos trabalharmos juntos, através da divulgação científica e da sensibilização da população por meio da educação ambiental. 

Você pode contribuir para salvar o oceano cuidando das praias, consumindo menos plástico e não adquirindo bens que exploram a vida marinha, como acessórios feitos a partir da carapaça de uma tartaruga, por exemplo. Também é importante apoiar organizações que trabalham para proteger o imenso mar azul.  São ações simples, mas que fazem diferença. 

E fica a reflexão: que tipo de oceano você quer para o futuro? 

Disponível em: <https://jornal.usp.br/atualidades/em-2021-tem-inicio-a-decada-do-oceano> Acesso em: 24 fev. 2021

Disponível em: <http://ciencianomar.mctic.gov.br/decada-pesquisa-oceanica-brasil/ > Acesso em: 24 fev. 2021

Disponível em: <http://ciencianomar.mctic.gov.br/wp-content/uploads/2020/06/265198por.pdf > Acesso em: 24 fev. 2021

Disponível em: <http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252012000300013 > Acesso em: 22 fev 2021 

Disponível em: <https://www.padibr.com.br/blog/4-coisas-que-voce-pode-fazer-para-preservar-os-oceanos > Acesso em: 01 mar. 2021

Rutz, Solange da F., and Danillo B. Souza. “O Problema de Branqueamento de Corais.” Proceeding Series of the Brazilian Society of Computational and Applied Mathematics 3.1 (2015).