Maio é o mês em que nos despedimos do outono. As noites estarão cada vez mais longas, nos preparando para o céu cheio de estrelas brilhantes do inverno. E este mês, muitos fenômenos nos aguardam.

02-05/05 Lua, Saturno e Júpiter (01:50). Os planetas Saturno e Júpiter estarão brilhantes e visíveis na madrugada do dia 02, próximos à Lua. Inicialmente, todos estarão em diferentes regiões de constelações: a Lua se encontrará na Constelação Ocidental de Sagitário, mais próxima do meio do céu; Saturno, na Constelação Ocidental de Capricórnio, entre os dois; e Júpiter, na Constelação Ocidental de Aquário, mais a leste (o lado em que o Sol nasce). Os três astros ainda permanecerão juntos no céu até o dia 05, com a Lua se movimentando de oeste para leste a cada dia.

03/05 Conjunção (02:00). Nesta madrugada a Lua terá se aproximado tanto de Saturno que os dois astros se encontrarão em conjunção (evento de quando dois astros, quando observados de algum ponto do universo, parecem estar muito próximos no céu). Para observar o fenômeno, é só olhar para a região leste do céu.

  • Fase da Lua. A Lua inicia a sua fase de Quarto-Minguante, ficando desde o nascer do Sol até quase o meio-dia.

04/05 Conjunção (02:00). É a vez de Júpiter estar em conjunção com a Lua. Juntamente com Saturno, mais a Oeste, a configuração dos três astros parecerá um rosto sorridente no céu.

05/05 Chuva de meteoros (02:00). Nesta madrugada, poderemos ver o pico de atividade da chuva de meteoro Eta-Aquáridas, pouco acima de Júpiter. Esta chuva tem o seu centro na região da Constelação Ocidental de Aquário. Esta chuva tem origem nos pedaços do famoso Cometa Halley, que se desintegra um pouquinho a cada vez que passa próximo ao Sol.

10/05 Data astronômica. Aniversário do nascimento de Cecília Helena Payne. Cecilia Helena Payne foi quem propôs, em 1925, a teoria sobre a composição do Sol que, segundo ela, seria composto principalmente de Hidrogênio e Hélio. Hoje sabemos que ela estava certa, mas na época, acreditava-se que o Sol teria composição semelhante à Terra.

11/05 Fase da Lua. A Lua entra na sua fase Nova, desaparecendo do céu.

15/05 Conjunção.(18:00): A Lua e Marte estarão em conjunção durante as primeiras horas da noite. A Lua, que estará na sua fase Crescente, estará pouco visível no céu, apenas um pequeno filete prateado.O fenômeno poderá ser visto na região da Constelação Ocidental de Gêmeos, logo depois do pôr do Sol, a oeste.

19/05 Fase da Lua. A Lua volta a se encher, chegando na sua fase de Quarto-Crescente.

26/05 Fase da Lua. A Lua volta a ficar plena no céu, chegando na sua fase Cheia0

  • Superlua. A Lua, assim como a Terra, se movimenta pelo sistema solar. Ela gira ao redor da Terra em uma órbita elíptica e por este motivo sua distância em relação à Terra varia conforme a posição dela em sua órbita. Assim, existe um ponto em sua órbita onde a distância entre ela e a Terra é mínima. Este ponto é chamado de perigeu. O evento da Superlua acontece quando a Lua se encontra no perigeu, em sua fase cheia. Durante a SuperLua, a Lua parece estar até 15% maior.
  • Lua e Antares (02:00). A Lua será observada na região da Constelação Ocidental de Escorpião, ficando próxima da sua estrela mais brilhante, Antares.
  • Eclipse Lunar (06:00). Curiosamente no mesmo dia da SuperLua, teremos um eclipse lunar parcial. Isto é, quando a Lua se encontra parcialmente coberta pela sombra da Terra. Visivelmente, a Lua parece parcialmente obscurecida por um tempo.

28/05 Conjunção (17:30). Mercúrio e Vênus estarão em uma conjunção tão próxima, que parecerão um único ponto no céu, a oeste. O fenômeno durará pouco, apenas até às 18 horas.

31/05 Conjunção (00:00). Saturno e a Lua voltam a entrar em conjunção na madrugada. Os dois astros permanecerão juntos durante toda a noite.