Em uma iniciativa inédita no Brasil, a Fundação Cecierj, órgão ligado à Secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), lança a I Olimpíada de Ciência & Arte. O evento é voltado para alunos dos ensinos Fundamental I e II das redes pública e privada e será realizado de forma virtual. O regulamento está disponível em https://www.cecierj.edu.br/divulgacao-cientifica/i-olimpiada-de-ciencia-arte-da-fundacao-cecierj/. A inscrição é gratuita e vai até o dia 24 de maio. 

 A I Olimpíada de Ciência & Arte é uma ação pedagógica, cultural e recreativa no campo da divulgação científica, e a primeira no Brasil a reunir, equitativamente, conteúdos de Ciências e Artes, visando a estimular o interesse nessas áreas de conhecimento de alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental das redes pública e privada. Além da proposta de incentivar jovens talentos, o evento também é dirigido para professores, escolas e secretarias de educação.

“A SECTI está empenhada em promover esses eventos, porque são muito importantes para incentivar o interesse dos estudantes nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação, que são as mais promissoras atualmente. Ao participar desta Olimpíada, nossos jovens estarão ampliando seus conhecimentos curriculares, diante da interdisciplinaridade entre a Ciência e a Arte, fortalecendo assim o cotidiano escolar com a vivência prática que estamos ofertando”, afirmou o secretário, Dr. Serginho.    

O evento seria realizado no ano passado, mas teve que ser adiado e readaptado para o formato on-line por causa da pandemia. Nesse período, os organizadores aproveitaram para ampliar o número de recursos didáticos, desenvolvimento de materiais de apoio virtuais e aprimorar as dinâmicas de participação, inclusive com a inclusão de jovens estudantes: 

“Estamos muito felizes em realizar a primeira olimpíada da instituição. Um dos destaques do evento é a associação das ciências com as artes, e a inclusão de participantes do ensino fundamental na iniciativa”, explica a coordenadora da Olimpíada Thelma Lopes, que trabalha na Divulgação Científica da Fundação Cecierj.

De acordo com o regulamento, o interessado em participar da I Olimpíada de Ciência & Arte deve realizar o preenchimento da Ficha de Inscrição que está disponível  em https://www.cecierj.edu.br/divulgacao-cientifica/i-olimpiada-de-ciencia-arte-da-fundacao-cecierj/. Os alunos deverão ser inscritos pelos professores orientadores dos trabalhos indicados. As dúvidas sobre as inscrições devem ser enviadas para a comissão organizadora, por meio do e-mail olimpiadacienciaarte@cecierj.edu.br.