A Fundação Cecierj realiza, entre os dias 1 e 4 de dezembro, a XV FECTI 2021, a maior feira de ciência e tecnologia do estado do Rio de Janeiro. Realizado anualmente pela vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, o evento terá a apresentação de 79 projetos finalistas, que foram desenvolvidos em escolas situadas em 24 municípios fluminenses, que serão exibidos por estudantes dos Ensinos Fundamental II, Médio e Técnico e avaliados por membros de um Comitê Científico.

Durante a realização da feira também serão oferecidas palestras e oficinas para formação continuada de professores, ministradas por parceiros da XV Fecti e pela equipe da PCI – Praça da Ciência Itinerante, iniciativa da Fundação Cecierj. Para assistir ao vivo a apresentação dos projetos, palestras e oficinas, os visitantes devem se cadastrar em: https://expo360.emuseudoesporte.com.br/emuseu/ . Haverá, ainda, uma mostra aberta ao público, por meio da qual os visitantes poderão conhecer os projetos de pesquisa e votar nos seus favoritos pelo link: https://fecti.cecierj.edu.br/mostra. A programação completa está disponível na página do evento em https://www.cecierj.edu.br/divulgacao-cientifica/fecti/

“A FECTI é um importante evento de ciência e tecnologia e que valoriza os alunos que amam essa área! A Cecierj está realizando um belíssimo trabalho em promover essa feira. Eu apoio essa iniciativa, pois só com muito incentivo e estímulo é que conseguiremos dar oportunidade e esperança para esses jovens brilhantes”, comentou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho.

Já o presidente da Fundação Cecierj, Rogerio Pires, destacou que a FECTI é um dos mais importantes eventos no Estado voltado para a educação básica. “Por isso, a realização de mais uma edição nos enche de orgulho e felicidade. A principal missão da Fundação Cecierj é levar uma educação pública e de qualidade para a população fluminense e isso passa pelas iniciativas de divulgação científica, que estimulam o interesse dos jovens pela ciência e tecnologia e é um dos grandes pilares do nosso trabalho”, destacou.

Adesão e desafio

A XV FECTI teve um total de 102 inscritos, 83 pré-selecionados (79 finalistas), com a participação de projetos indicados por seis feiras afiliadas. A novidade desta edição de 2021 é a concessão de quatro bolsas de Apoio Técnico em Extensão no País (ATP-A) do CNPq, por seis meses, a professores de escolas públicas, orientadores ou coorientadores de projetos finalistas.

“Devido à adesão de escolas e municípios à iniciativa da feira de ciências estadual, enfrentamos o desafio de realizar a 15ª edição do evento no formato virtual. A continuidade da feira tem-se mostrado extremamente importante, considerando que o processo de investigação na escola contribui não somente para a melhoria do ensino e o surgimento de novos cientistas, mas também para a formação de cidadãos críticos e participativos”, explicou a coordenadora da Fecti, professora Vera Cascon.

Premiação

Alunos e professores que participam da FECTI, cujos projetos são finalistas, concorrem em seis categorias: Ciências no Ensino Fundamental II (6º e 7º Ano), Ciências no Ensino Fundamental II (8º e 9º ano), Ciências Biológicas & da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Desenvolvimento de Tecnologia e na categoria Interdisciplinar. Os trabalhos de pesquisa finalistas em três modalidades de projeto também concorrem a premiações, como troféus e medalhas para a escola e alunos dos projetos mais bem colocados em cada categoria e ainda as seguintes categorias:

• Prêmio Divulgação Científica – Medalhas para o grupo composto por integrantes do sexo feminino que se destacar na XV FECTI, como forma de incentivo e reconhecimento ao papel das mulheres na ciência.
  • Prêmio Meninas na Ciência – Medalhas para o grupo composto por integrantes do sexo feminino que se destacar na XV FECTI, como forma de incentivo e reconhecimento ao papel das mulheres na ciência.
  • Bolsas ICJ: 15 bolsas Iniciação Científica Júnior do CNPq para alunos autores de projetos premiados nas Modalidades 1 e 2, que estiverem cursando o ensino médio ou técnico até o final de 2022.
  • Bolsas para professores: quatro bolsas ATP-A do CNPq, por seis meses, para professores de escolas públicas, orientadores ou coorientadores de projetos finalistas.
  • FEBRACE: quatro projetos da Modalidade 1 serão indicados para participar da FEBRACE de 2022, organizada pela Universidade de são Paulo (USP).
  • Ciência Jovem: dois projetos das Modalidades 1 ou 2 serão indicados para participar da Ciência Jovem 2022, organizada pelo Espaço da Ciência de Olinda (PE).
  • MOSTRATEC: três projetos das Modalidades 1 ou 2 receberão credenciamento para participar da MOSTRATEC de 2022, organizada pela Fundação Liberato – Novo Hamburgo (RS).
  • FeNaDante: dois projetos das Modalidades 1 ou 2 receberão credenciamento para participar da feira do Colégio  Dante Alighieri  de 2022.
  • Pré-Seleção de até 20 projetos da Modalidade 3 para a XVI FECTI – 2022.