O Vestibular Cederj 2022.1 chega agora na sua fase de reclassificações. Serão três ao todo: 24/01, 28/01 e 02/02, que será também a convocação para ocupar as vagas remanescentes. Os aprovados precisam ficar atentos essas datas de divulgação para a matrícula ser realizada no prazo: 25/01 (1ª reclassificação), 29/01 (2ª reclassificação) e 03/02 (3ª reclassificação e vagas remanescentes), sempre até às 22h.

Preparamos essa matéria com as principais informações para a matrícula que, nesta primeira etapa, acontecerá, exclusivamente, no ambiente de matrícula online, https://www2.provaecomprova.com/vestcederj/inscricao/. Esta etapa é obrigatória e o candidato deverá anexar o comprovante de conclusão do Ensino Médio ou curso equivalente e documento oficial de identificação com foto. Já os candidatos do curso de Tecnologia em Segurança Pública, além dos dois documentos citados acima, devem anexar documento comprobatório de sua condição funcional (carteira funcional ou contracheque). Os documentos aceitos na primeira etapa da matrícula podem ser conferidos no item 11 do edital do certame. Para os candidatos que estão iniciando o curso, a inscrição em disciplina é automática.

Importante: nesta primeira etapa, o candidato deverá anexar arquivos digitalizados em uma das seguintes extensões: *PDF, *JPEG/JPG ou *PNG, nos campos respectivos, o comprovante de conclusão do Ensino Médio ou curso equivalente e o documento oficial de identificação. A ausência dos documentos exigidos implicará na negativa ao pedido e o candidato estará eliminado do concurso sem o direito de pleitear a vaga posteriormente.

Complementando a primeira etapa, o candidato deverá assinar o Termo de Compromisso, no ambiente de matrícula online, dando ciência da obrigatoriedade da entrega de toda a documentação exigida (subitem 11.5.2). Também de caráter obrigatório, a segunda etapa da matrícula ocorrerá no prazo máximo de trinta dias, após o retorno de funcionamento presencial dos polos, quando o candidato deverá entregar fisicamente a documentação exigida pela universidade para o qual foi classificado (subitem 11.5.2).

Passo a passo para a realização de matrícula:

1 – Acesse o site https://www2.provaecomprova.com/vestcederj/inscricao/, dentro do prazo marcado (18 e 19/01/2022, até às 22h). Insira o número do seu CPF (11 dígitos) no campo de usuário e digite a sua senha.

2 –No item “Matrícula” clique em ENVIO DE DOCUMENTAÇÃO PARA A MATRÍCULA;

Você será direcionado para o ambiente específico de envio da documentação. Nele digite no login seu CPF e a mesma senha utilizada. Consulte o Edital para conferir quais são os documentos exigidos e como eles devem ser enviados no ato da matrícula, nos formatos PDF, JPEG/JPG ou PNG, no tamanho máximo de 10Mb.

3 – Confira se os documentos que você anexou estão corretos. Se algum arquivo estiver errado, basta substituir pelo arquivo certo.

4 – Para finalizar a sua matrícula marque o TERMO DE COMPROMISSO clicando em estar ciente da obrigatoriedade da segunda etapa. Em seguida clique em ENVIAR E GERAR PROTOCOLO.

Atenção: Caso você já tenha uma matrícula antiga Cederj (ativa ou trancada), você deverá optar pela matrícula/curso que pretende permanecer com vínculo realizando a solicitação de cancelamento de matrícula, através da Plataforma, seguindo o passo a passo abaixo:

a- Entrar na Plataforma CEDERJ e clicar em Secretaria Virtual;

b- Clicar em Guias e Documentos Acadêmicos;

c- Clicar em Procedimento para Requerimentos;

d- Clicar em Cancelamento de matrícula;

e- Preencher o formulário e enviar para seu polo, por E-MAIL solicitando o cancelamento.

Você poderá aguardar e, após realizar a nova matrícula, uma vez validada a sua nova matrícula pela Universidade responsável, solicitar o cancelamento da matrícula antiga através da plataforma, conforme passo a passo informado acima.

5 – Finalizado em envio de documentos, prioritariamente, você deverá retornar e acessar o item “Disciplinas” clicando em ATUALIZAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS E IMPRESSÃO DA FICHA DE INSCRIÇÃO EM DISCIPLINAS com o intuito de acertar seus dados pessoais e gerar sua ficha das disciplinas que irá cursar neste primeiro semestre letivo de 2022.

Caso tenha alguma dificuldade ou queira tirar alguma dúvida, entre em contato através do e-mail: vestibular.cederj.prograd@id.uff.br