A vida na Cibercultura, embora familiar para muitos estudantes e professores, não dialoga necessariamente com o que é/foi/tem sido praticado nas escolas e nas universidades, e isso tem exigido um esforço de apropriação e de criação de outros modos de apenderensinar por meio de encontros produzidos no digital em rede. A pandemia causada pelo novo coronavírus, entre as inúmeras demandas de adaptação apresentadas à vida em sociedade, evidenciou desigualdades (materiais e simbólicas) e contradições (de forma e de conteúdo) nas ofertas e nas práticas educativas, sublinhando a potência da Cibercultura e, ao mesmo tempo, nossos não-saberes em relação ao que se pode fazer nela/com ela.
Nesta chamada vamos receber textos que contêm/problematizem/proponham experiências no âmbito das educações praticadas em outras presencialidades, via tecnologias digitais, em tempos de pandemia. Privilegiamos análises que contemplem o conceito de Educação Online, compreendendo-a como fenômeno da Cibercultura, envolvendo processos de ensinoaprendizagem mediados por interfaces digitais e transitando por sistemas computacionais diversos, dialogando com a interatividade, a dialogia, a conectividade e a autoria, com destaque para as seguintes temáticas:
- Educação na Cibercultura;
- A docência na educação online;
- Os processos de ensinoaprendizagem no ensino remoto;
- Inovação no ensino remoto emergencial;
- Educação a distância na pandemia Covid-19;
- Estilos de aprendizagem na educação online;
- Arquiteturas e desenhos didáticos na educação online;
- Docência e mediação na educação online;
- Pesquisa e formação online.
Os textos devem ser originais e contribuir para a área da Educação e devem seguir adequadamente as normas da revista e podem ser em qualquer um dos seguintes idiomas: português, espanhol ou inglês. Serão aceitos textos com até quatro autores.
O link para submissão está disponível aqui e o link para o modelo (template) desta edição especial está disponível aqui.
Período: 15/03/2022 a 15/07/2022
Data limite de envio do artigo: 15/07/2022
O fluxo de publicação é continuo, os artigos serão publicados assim que aprovados pela Comissão Editorial especialmente designada para este Dossiê.
Editores Convidados
Edmea Santos, Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura (GPDOC), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, edmeabaiana@gmail.com
Vittorio Lo Bianco, Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura (GPDOC), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância (Cecierj), vlobianco26@gmail.com
Kathia Marise Borges Sales, Grupo de Pesquisa Difusão do Conhecimento, Educação, Tecnologias e Modelagens Sociais (DCETM), Universidade do Estado da Bahia e Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura (GPDOC), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, kmarise2@gmail.com