O Cineclube CECIERJ é um projeto de humanização do ensino através das artes da Vice-Presidência de Educação Superior à Distância da Fundação CECIERJ – Centro de Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro. O Cineclube CECIERJ possui uma programação mensal para cada uma de suas unidades, além das Mostras Temáticas que acontecem em datas específicas e que circulam, paralelamente à programação mensal, pelas unidades do Cineclube. Todas as sessões são gratuitas e abertas ao público local, sendo possível realizar agendamento. 

Desde 2015, o Cineclube CECIERJ atua em três frentes mensais em cada uma de suas unidades: Cineclube CECIERJ – Cineclubinho, com filmes dedicados ao público infantil; Cineclube CECIERJ – Essencial, com filmes que quem curte cinema não pode deixar de assistir; e Cineclube CECIERJ – Romântico, com filmes para embalar o final de semana. Para cada uma das unidades, mensalmente, um tema reúne três filmes, um para cada linha – Cineclubinho, Essencial e Romântico. A programação é elaborada a partir de uma escuta da população local e do público

O Cineclube CECIERJ foi criado, em agosto de 2011, pela Fundação CECIERJ, à época sob o título de Cineclube CEDERJ. Inicialmente, o projeto foi concebido no âmbito da Vice-Presidência Científica da mesma Fundação e teve sua primeira unidade inaugurada no Museu Ciência e Vida, na cidade de Duque de Caxias (Estado do Rio de Janeiro), em 10 de maio de 2012. O projeto inicial previa seu funcionamento em alguns Polos de Ensino à Distância do CEDERJ e em espaços científico-culturais com exibições gratuitas de filmes, debates e oficinas, buscando atuar na articulação entre artes e ciências, sensibilizando olhares e escutas ao mundo.

A partir da percepção da relevância da presença das artes em processos de ensino/aprendizado, em agosto de 2019, o Cineclube CECIERJ foi incorporado pela Vice-Presidência de Educação Superior à Distância, em uma perspectiva de transformá-lo em um projeto de política pública educacional, visando atender uma maior integração institucional através do atendimento à comunidade acadêmica da Fundação CECIERJ em consonância com o atendimento às comunidades locais. 

Durante o período de 2012 a 2019, algumas unidades se consolidaram, algumas foram transferidas e outras mais foram inauguradas. As unidades em pleno funcionamento são: Duque de Caxias, no Museu Ciência e Vida; Piraí, no Polo CEDERJ – Piraí; Angra dos Reis, no Centro Cultural Theophilo Massad; e São Gonçalo, no Polo CEDERJ – São Gonçalo.

Em 2020, teremos novidades! Acompanhe nossa programação! 

 

Mais informações:

Coordenação do Cineclube CECIERJ 

Praça Cristiano Otoni, s/n, Central do Brasil, Rio de Janeiro, RJ

Contato:  cineclube@cecierj.edu.br