VEM AÍ A “II OLIMPÍADA DE CIÊNCIA & ARTE DA FUNDAÇÃO CECIERJ”!

No ano de 2020, em plena pandemia, demos início à I Olimpíada com a realização dos seminários virtuais “Arte e Ciência: diálogos possíveis”, buscando inspirar os futuros participantes na aproximação entre múltiplos campos do conhecimento. Em 2021, os alunos e professores orientadores realizaram as provas e desenvolveram seus projetos, apresentados e premiados em sessões online, no mês de outubro.

Demos início, em 2022, à II Olimpíada com nova sequência de seminários virtuais.Foram cinco encontros com cientistas, artistas e pesquisadores, que discutiram diferentes linguagens artísticas a partir de diversos enfoques. Música, Literatura, Dança, Audiovisual e Artes Plásticas foram os temas explorados em interação com as Ciências.

Em 2023, realizaremos as provas, concepção de projetos e cerimônias de premiação relativas à II Olimpíada de Ciência e Arte. As inscrições estarão abertas entre 21 de março e 24 de abril. Se inscreva! É a convicção de que a união de variadas formas de enxergar, conhecer e expressar contribui para que vejamos o mundo em toda a sua riqueza de detalhes e possibilidades, que guia este evento. Como você relaciona tudo que aprende? Participe!

Todos os eventos virtuais produzidos entre 2020 e 2023 estão disponíveis aqui no site. Destaque para a edição virtual da publicação “Diário de Bordo”, que reúne trechos dos belíssimos trabalhos desenvolvidos por todos os participantes da primeira Olimpíada. Acesse e se inspire. Você é o principal convidado!

WEB SEMINÁRIOS

Música, Ciência e Sociedade (2022)

Audiovisual e Ciência (2022)

Literatura e Ciência (2022)

Artes Plásticas e Ciência (2022)

Dança e Ciência (2022)

Nossos Eventos

Desde o ano passado, a coordenação da Olimpíada de Ciência & Arte vem desenvolvendo atividades que visam contribuir para capacitar, e inspirar, os futuros participantes. Em 2020, duas edições do webnário “Arte & Ciência: diálogos possíveis” foram realizadas e estão aqui disponibilizadas. A primeira é composta por três encontros que trataram dos temas específicos da Olimpíada: “Biodiversidade e Artes”; “Micro-organismo e Artes”; e “Alimentação, célula, DNA e Artes”. Na segunda edição, a temática “Teatro, Ciência e Sociedade”, foi debatida em encontro único. Nestes seminários virtuais, artistas, cientistas e pesquisadores foram convidados a dialogar sobre temas em comum, a partir de suas formações. O resultado é a apresentação de diferentes perspectivas de um mesmo tema, ressaltando pontos de contato e afastamento entre Ciências e Artes. Vale a pena conferir!
 
 
3º WEBSEMINÁRIO ARTE E CIÊNCIA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS
2º WEBSEMINÁRIO ARTE E CIÊNCIA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS
WEBSEMINÁRIO ARTE E CIÊNCIA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS

Confira também:

Seminários, lives, debates e oficinas virtuais são alguns dos eventos aqui disponibilizados. Realizados por instituições parceiras da Fundação Cecierj, tais como Fundação Oswaldo Cruz, Ciência Viva, Rede Ciência, Arte e Cidadania, dentre outras, o assunto central das iniciativas apresentadas são as conexões entre Ciências e Artes. Vale a pena conferir para refletir e se inspirar!  Ao longo de toda a Olimpíada, novas inserções serão realizadas, ampliando, pouco a pouco, o acervo digital. Acesse regularmente!
Aqui você terá oportunidade de se familiarizar com o tema geral da Olimpíada: Ciência & Arte. São artigos, livros, vídeos, animações, publicações virtuais, dentre outros materiais, que exploram interações entre  Artes, Ciências e divulgação científica, a partir de diferentes recursos e pontos de vista. Ao longo de toda a Olimpíada, novas inserções serão realizadas, ampliando, pouco a pouco, o acervo digital. Acesse regularmente!

Realização & Apoio