FAQ

Perguntas frequentes.

CEDERJ

Como funciona o Vestibular Cederj?

O Cederj é um consórcio formado por universidades públicas do Rio de Janeiro (CEFET/RJ, UERJ, UENF, UFF, UFRJ, UFRRJ, UNIRIO) que oferece cursos de graduação na modalidade semipresencial nessas modalidades. Para ingressar num desses cursos é preciso participar do vestibular, que acontece duas vezes por ano, e escolher uma das duas formas de concorrer a uma vaga: 

  1. a) Por meio de uma prova
  2. b) Usando a nota obtida no último ENEM realizado (2019) – Exame Nacional do Ensino Médio. Para isto, no ato da inscrição, o candidato deve expressar a sua vontade informando o número da sua inscrição no ENEM. Antes da data marcada para a prova, é divulgado o resultado dos aprovados pelo Enem. Aqueles que não forem classificados automaticamente poderão fazer a prova.
O ENEM que posso usar para concorrer uma vaga será de que ano?

O ENEM válido para concorrer à vaga do Vestibular Cederj, será sempre o do ano anterior ao Vestibular oferecido.

Posso aproveitar ou me isentar de algumas disciplinas em cursos anteriores? Como isso funciona?

Após ingressar no curso a distância desejado, você poderá solicitar isenção de até 40% das disciplinas já cursadas em outra instituição de ensino, desde que as tenha cursado nos últimos cinco anos. Só serão analisadas as disciplinas cursadas com aproveitamento antes do ingresso do aluno nos cursos a distância oferecidos através do Consórcio Cederj.


Os alunos com disciplinas cursadas há mais de cinco anos poderão realizar uma prova de proficiência. Se a nota for maior do que seis, o aluno obterá a isenção na disciplina. A solicitação de isenção de disciplinas deve ser feita no polo em que o aluno está matriculado e pode ser solicitada uma única vez, preferencialmente, no semestre de seu ingresso no Consórcio Cederj, devendo ser anexados ao pedido o histórico escolar e o programa da respectiva disciplina.
A solicitação será analisada pela universidade responsável pelo curso/polo, que poderá conceder ou não a isenção.


Para isenção em disciplinas, apenas graduações serão consideradas, não sendo levadas em conta, portanto, disciplinas de cursos técnicos de nível médio, especialização, mestrado e doutorado.

Tenho uma matrícula em universidade pública, mas passei para o Cederj. Como agir nesse caso?

Com a entrada em vigor da Lei 12.089 de 11 de novembro de 2009, que regulamenta a dupla matrícula em instituições públicas de ensino superior em todo o território nacional, não é permitido fazer simultaneamente dois cursos superiores em universidades públicas. Portanto o aluno deverá assinar no ato da sua nova matrícula, um requerimento de cancelamento da matrícula antiga.

Tenho outra matrícula em instituição particular através do FIES, PROUNI ou SISU, como proceder?

A lei 12.089/09 proíbe que o aluno tenha dupla matrícula em instituições públicas de ensino de graduação, assim como tenha algum financiamento público para instituição privada de ensino. Caso queira estudar no Cederj, terá que abrir mão na vaga na instituição particular que mantém com a ajuda do financiamento estudantil.

Quantas vezes preciso comparecer ao polo?

Os encontros presenciais acontecem nos polos regionais e sua frequência depende do curso e do período que o aluno está cursando. Cursos que exigem laboratório, como Ciências Biológicas e Computação, precisam ter maior freqüência. Mas podemos adiantar que pelo menos três vezes por semestre, o estudante precisará comparecer ao polo para fazer prova.

CEJA

Como fazer para terminar o ensino fundamental e médio?

Através da REDE CEJA você terá aulas em dias e horários pré-definidos pela unidade (Escola). O material didático é adquirido gratuitamente, em sistema de empréstimo, na escola ou no ambiente virtual de aprendizagem. O aluno estuda no seu tempo, retorna para tirar dúvidas e fazer avaliações. É possível estudar uma ou mais disciplinas por vez na ordem em que desejar. Orienta-se que se inicie por Língua Portuguesa e Matemática. Desta forma, poderá gradativamente concluir em módulos, o ensino fundamental e médio e receberá seu Certificado, reconhecido pela Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Para tanto, basta entrar em nosso site (link abaixo informado) https://sca.cecierj.edu.br/scc/prealuno/preMatricula/ e fazer sua Pré-Matrícula, depois (ou antes se desejar), dirigir-se a Escola escolhida para obter maiores informações e entregar sua documentação efetivando assim a sua matrícula.

Quanto tempo eu levo para concluir o nível fundamental e quanto tempo para o nível médio?

O período vai depender da pessoa e de seu grau de estudo da pessoa, até que série estudou, onde parou. Fará uma prova para avaliar seus conhecimentos e então após análise da sua avaliação, será direcionada para os módulos que necessita fazer para concluir.

Como é feito o estudo através do Ceja?

A Rede Ceja funciona na modalidade semipresencial porque tem atendimento presencial. Nos CEJAs há sempre o apoio de uma equipe de professores capacitados para auxiliar o aluno no estudo das diferentes disciplinas. Em cada escola existe um quadro no qual pode ser verificado o dia e o horário do professor da disciplina em que se está cursando.  Assim, se houver dúvidas, é possível comparecer na escola no horário do professor e solicitar um atendimento. Esse atendimento é individualizado.

Atendimento on line:

Para o Ensino Médio nos Cejas, o aluno conta ainda com atendimento do professor em um ambiente virtual de aprendizagem, conhecido como CEJA Virtual. No ato da matrícula, o aluno recebe seu login e senha para acesso. Neste ambiente, o aluno poderá encontrar outros recursos e materiais que podem ajudá-lo na sua aprendizagem. 

Oficinas em grupo:

As escolas também podem oferecer alguns horários de estudo em grupo para determinados conteúdos e também a realização de oficinas. As oficinas poderão ocorrer por disciplina ou ser interdisciplinar, isto é, abordando conceitos de mais de uma disciplina.

Como farei minhas provas?

Avaliações (provas). A avaliação no CEJA se dá, principalmente, por meio das provas, que são realizadas toda vez em que se finaliza o estudo de um fascículo da disciplina. Essas provas são sempre presenciais.

Quando e em que horário farei minhas provas?

Não há data e nem hora marcada para você fazer a prova. A sala de provas fica aberta durante todo o funcionamento da escola. Basta dirigir-se a ela e solicitar ao professor  a prova do fascículo estudado. O professor pode também propor atividades no CEJA Virtual e oficinas para valerem bônus na nota final da prova de um determinado fascículo.

Que nota preciso para aprovação?

Se a nota final de um determinado fascículo for maior ou igual a 6,0 (seis), o aluno é liberado para estudar o fascículo seguinte da disciplina. Se não atingir o grau 6,0 (seis) na prova, o aluno continuará estudando aquele mesmo fascículo. Quando sentir-se preparado, pode solicitar uma nova oportunidade para fazer a prova.

Já fiz minha matrícula, quando começo estudar?

Logo após a efetivação da matrícula na unidade escolar de interesse, onde o aluno deverá comparecer levando a documentação pessoal e da última escola em que estudou.

Após a análise do histórico escolar, a unidade CEJA informa as disciplinas e o material necessário para se terminar os estudos.

Não fiz o fundamental ou ensino médio. Posso fazer no CEJA?

Quem não cursou nenhuma série do segundo segmento do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano, antiga 5ª à 8ª série) ou do Ensino Médio (1º ao 3º ano), precisa fazer todas as disciplinas do segmento para o qual se matricular. Mas há situações em que o estudante pode ser liberado de cursar parte do material didático. Veja!

Quem concluiu todas as disciplinas de uma determinada série do Ensino Fundamental ou Médio, continuará os estudos de onde parou. A escola irá orientar sobre o material a ser utilizado a partir da análise do histórico escolar.

Aquele que concluiu parcialmente uma série do Ensino Fundamental ou Médio, ou seja, ficou em dependência em alguma disciplina, pode finalizar a(s) disciplina(s) com pendência naquela série e prosseguir os estudos normalmente nas outras disciplinas sem precisar repetir toda a série na qual não obteve aprovação.

Onde posso estudar pelo CEJA? Onde ficam as escolas?

A REDE CEJA conta com 57 escolas distribuídas por todo estado do Rio de Janeiro. No link poderá ver a relação com todas elas onde consta endereços e telefones, além de e-mails: cecierj.edu.br/rede-ceja/escolas/

Fui aprovado no ENEM, mas fiquei reprovado em uma ou duas matérias. Posso fazê-las no CEJA?

Quem tem mais de 18 anos e for aprovado no ENEM em quase todas as disciplinas, cursará somente aquela(s) na qual não obteve aprovação.

Certificação através do CEJA para quem fez ENEM:

A inscrição para prestar o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) pode ser feita por qualquer pessoa que atenda os requisitos estabelecidos no Edital. O(a) candidato(a) que prestou o ENEM de 2008 até o ano de 2016 pode obter a certificação do Ensino Médio, desde que tenha feito a solicitação no momento da inscrição e tenha alcançado a pontuação exigida no Edital. Desde o ano de 2017 esse sistema de avaliação não mais certifica a conclusão do Ensino Médio, conforme Portaria MEC nº 468/2017, ficando tal responsabilidade a ser novamente proferida pelo ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), conforme Portaria nº 783 de 25/06/2008. Para o Ensino Fundamental, a certificação, no Estado do Rio de Janeiro, é feita somente pelo ENCCEJA.  As provas são elaboradas por áreas: Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa/Literatura, Artes, Educação Física, Inglês, Redação), Matemática, Ciências Humanas ( História, Geografia, Filosofia, Sociologia) e Ciências da Natureza (Biologia, Química, Física). Caso o(a) candidato(a) não obtenha aprovação em alguma das áreas de conhecimento aferidas, poderá concluir essas disciplinas, seja no Ensino Fundamental ou Médio, em qualquer unidade CEJA.

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Qual o custo do valor do ingresso do Museu Ciência e Vida?

Não tem custo, o acesso é gratuito.

Qual o horário de funcionamento do Museu Ciência e Vida?

De terça à sábado de 9h às 17h.

Como posso solicitar uma atuação da Caravana da Ciência para o meu município?

As atuações ocorrem mediante disponibilidade, para manifestar o interesse de seu município ligue para o tel 2334-1538.

Como posso solicitar uma atuação da Praça da Ciência Itinerante para a minha escola ou o meu município?

As atuações ocorrem mediante disponibilidade, para manifestar o interesse de seu município ligue para o tel 2334-1538.

Como posso inscrever meu trabalho na FECTI?

Os trabalhos podem ser inscritos diretamente na plataforma, vc pode ter acesso à todas as regras pelo site, https://www.cecierj.edu.br/divulgacao-cientifica/fecti/.  Outra forma de acessar a FECTI é por meio das FEMUCTIs as Feiras Municipais de Ciência, Tecnologia e Inovação afiliadas à FECTI, podem indicar até 4 de seus trabalhos vencedores para participar da FECTI.

EXTENSÃO

Quem pode participar dos cursos de extensão?

A ordem em que são aplicados os critérios de seleção é

  1. Professores em exercício em escolas públicas no Estado do Rio de Janeiro no Ensino Fundamental II e Ensino Médio;
  2. Professores licenciados em exercício no Estado do Rio de Janeiro no Ensino Fundamental II e Ensino Médio;
  3. Licenciados ou graduados com complementação pedagógica residentes no Estado do Rio de Janeiro;
  4. Licenciandos a partir do 7º período ou 4º ano;
  5. Outros profissionais em exercício na área educacional atuando no Estado do Rio de Janeiro;
  6. Professores licenciados em exercício em outros estados brasileiros.
Como eu sei sobre abertura de vagas para estudar e para ser mediador?

Para informações sobre os cursos e oportunidades de trabalho é preciso acompanhar a nossa página (cecierj.edu.br/extensao) e as redes sociais da Fundação Cecierj.

PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL

O que é o Pré-Vestibular Social?

O Pré-Vestibular Social (PVS) é um curso preparatório para vestibular e Enem voltado àqueles que não têm condições de pagar e que estão no último ano do ensino médio ou que já o tenham concluído.

Como faço para me inscrever?

As inscrições são realizadas pela internet no site do Pré-Vestibular Social. No período de inscrição, leia atentamente ao Edital do Processo de Seleção que estará disponível na página e siga as instruções.

Como é feita a seleção para estudar no PVS? Tem prova?

Para estudar no PVS é preciso fazer inscrição pelo site. O processo seletivo costuma acontecer duas vezes por ano. Os candidatos enviam documentos pelo site para análise e a seleção é baseada em critérios socioeconômicos. Não tem prova.

Quem pode se candidatar a uma vaga no PVS?

Candidatos que estejam cursando o último ano do Ensino Médio ou que já o tenham concluído independente do ano de conclusão.

Quanto custa a mensalidade do PVS?

O Pré-Vestibular Social é totalmente gratuito, inclusive as apostilas são oferecidas gratuitamente aos alunos.

Quantas vezes ao ano o PVS abre inscrições?

Duas vezes ao ano. Primeiramente para o curso extensivo e em seguida para o intensivo.

Qual a diferença entre o curso intensivo e o extensivo?

O curso extensivo inicia no começo do primeiro semestre do ano, enquanto o curso intensivo inicia no final do primeiro semestre ou início do segundo semestre. Não há diferença quanto ao conteúdo, porém o curso conta com menos horas no intensivo e por isso abordagem das matérias tende a ser mais dinâmica.

Em quais locais e horários posso cursar o PVS?

Os endereços e horários dos polos e escolas conveniadas onde ocorrem aulas do PVS podem ser conhecidas acessando a aba ONDE ESTAMOS no nosso site.

O PVS fornece apostilas?

As apostilas são fornecidas gratuitamente aos alunos. É vedada a sua comercialização, sob pena por crime de infração de direitos autorais.

Posso fazer o PVS a distância?

Não. Nosso curso é na modalidade semipresencial. Existem duas disciplinas que são à distância: inglês e espanhol. As outras disciplinas possuem aulas presenciais que somam 8 horas semanais. Temos um serviço de atendimento telefônico 0800 que funciona como suporte aos alunos para que possam tirar suas dúvidas ao longo da semana sobre qualquer disciplina ofertada.

Sou aluno do PVS, tenho isenção automática no Vestibular Cederj? Como funciona?

A isenção de alunos do Pré-Vestibular Social não é um direito de todos os alunos matriculados no PVS. Apenas os alunos que mantiverem um mínimo de frequência nas aulas do PVS têm direito a isenção de pagamento da taxa de inscrição no CEDERJ. Esse levantamento de frequência dos alunos é feito pela direção do PVS e uma lista com todos os alunos que tem direito a isenção é publicada internamente e divulgada para todos os alunos.

Sou aluno do PVS. Tenho gratuidade de transporte?

Não. Os alunos do PVS não possuem direito à gratuidade no transporte escolar.

O que é SisPVS?

É um sistema on-line onde alunos e mediadores têm acesso a informações acadêmicas. É um canal direto de comunicação com a direção. Todos recebem orientações sobre como acessar nos primeiros dias de aula.

Não encontrou o que procurava?
Não se preocupe.