Modelo semipresencial de ensino.

No CEJA, não existem aulas regulares como nas escolas tradicionais. O material didático é adquirido gratuitamente, em sistema de empréstimo, na escola ou no ambiente virtual de aprendizagem. O aluno estuda a seu tempo, retorna para tirar dúvidas e fazer avaliações. É possível estudar uma ou mais disciplinas por vez na ordem em que desejar. Orienta-se que se inicie por Língua Portuguesa e Matemática.

O Atendimento presencial:

Nos CEJAs, há sempre o apoio de uma equipe de professores capacitados para auxiliar o aluno no estudo das diferentes disciplinas. Em cada escola, existe um quadro no qual pode ser verificado o dia e o horário do professor da disciplina em que se está cursando.  Assim, se houver dúvidas, é possível comparecer na escola no horário do professor e solicitar um atendimento. Esse atendimento é individualizado.

Atendimento on line:

Para o Ensino Médio nos Cejas, o aluno conta ainda com atendimento do professor em um ambiente virtual de aprendizagem, conhecido como CEJA Virtual. No ato da matrícula, o aluno recebe seu login e senha para acesso. Neste ambiente, o aluno poderá encontrar outros recursos e materiais que podem ajudá-lo na sua aprendizagem. Quer saber mais? Acesse Ceja Virtual 

Oficinas em grupo:

As escolas também podem oferecer alguns horários de estudo em grupo para determinados conteúdos e também a realização de oficinas. As oficinas poderão ocorrer por disciplina ou ser interdisciplinar, isto é, abordando conceitos de mais de uma disciplina.

Avaliações:

A avaliação no CEJA se dá, principalmente, por meio das provas, que são realizadas toda vez em que se finaliza o estudo de um fascículo da disciplina. Essas provas são sempre presenciais.

Não há data e nem hora marcada para você fazer a prova. A sala de provas fica aberta durante todo o funcionamento da escola. Basta dirigir-se a ela e solicitar ao professor  a prova do fascículo estudado.

O professor pode também propor atividades no CEJA Virtual e oficinas para valerem bônus na nota final da prova de um determinado fascículo.

Se a nota final de um determinado fascículo for maior ou igual a 5,0 (cinco), o aluno é liberado para estudar o fascículo seguinte da disciplina.

Se não atingir o grau 5,0 (cinco) na prova, o aluno continuará estudando aquele mesmo fascículo. Quando sentir-se preparado, pode solicitar uma nova oportunidade para fazer a prova.

Quando posso iniciar os meus estudos?

Logo após a efetivação da matrícula na unidade escolar de interesse, onde o aluno deverá comparecer, levando a documentação pessoal e da última escola em que estudou.

Após a análise do histórico escolar, a unidade CEJA informa as disciplinas e o material necessário para se terminar os estudos.

Quem não cursou nenhuma série do segundo segmento do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano, antiga 5ª à 8ª série) ou do Ensino Médio (1º ao 3º ano), precisa fazer todas as disciplinas do segmento para o qual se matricular. Mas há situações em que o estudante pode ser liberado de cursar parte do material didático. Veja!

  • Quem concluiu todas as disciplinas de uma determinada série do Ensino Fundamental ou Médio, continuará os estudos de onde parou. A escola irá orientar sobre o material a ser utilizado a partir da análise do histórico escolar.
  • Aquele que concluiu parcialmente uma série do Ensino Fundamental ou Médio, ou seja, ficou em dependência em alguma disciplina, pode finalizar a(s) disciplina(s) com pendência naquela série e prosseguir os estudos normalmente nas outras disciplinas sem precisar repetir toda a série na qual não obteve aprovação.