O Consórcio Cederj coordena a graduação a distância de oito universidades públicas de ensino superior: CEFET, IFF, UERJ, UFRJ, UFRRJ (Rural) UFF, UNIRIO, UENF. Ao final da faculdade, o aluno recebe o diploma de uma dessas instituições, da mesma forma que um aluno que cursa presencialmente.

Os cursos oferecidos são Administração; Administração Pública; Engenharia de Produção; Tecnologia em Sistemas de Computação; Tecnologia em Gestão de Turismo; Tecnologia em Segurança Pública, e as seguintes licenciaturas: Ciências Biológicas; Física; Geografia; História; Letras; Matemática; Pedagogia; Química e Turismo.

O vestibular é a única forma de ingresso nas graduações a distância das universidades públicas que integram o Consórcio Cederj. A nota do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio – também pode ser utilizada. Para isto, na ficha de inscrição de Vestibular Cederj, o candidato deve  expressar a sua vontade, informando o número da inscrição do ENEM.

A modalidade de ensino é semipresencial e existem 32 polos Cederj espalhados pelo estado do Rio de Janeiro. O candidato deve escolher seu polo de matrícula no ato da inscrição no vestibular.