Select Page

Categoria: Cineclube

O Cineclube CECIERJ é um projeto de humanização do ensino através das artes, sediado no âmbito da Vice-Presidência Científica da Fundação CECIERJ – Centro de Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro. O Cineclube CECIERJ conta com uma programação mensal para cada uma de suas unidades, além das Mostras Temáticas que acontecem paralelamente à programação mensal e em datas específicas.

Desde 2015, o Cineclube CECIERJ atua em três frentes: Cineclube CECIERJ – Cineclubinho, com filmes dedicados ao público infantil; Cineclube CECIERJ – Essencial, com sessões imperdíveis pra quem curte cinema; e Cineclube CECIERJ – Romântico, para embalar o final de semana. Para cada uma das unidades, mensalmente, um tema reúne três filmes, um para cada linha. A programação é elaborada a partir de uma escuta da população local e do público

A primeira unidade do Cineclube, ainda com o título de Cineclube CEDERJ, foi inaugurada no Museu Ciência e Vida, localizado na cidade de Duque de Caxias, em 10 de maio de 2012. O projeto inicial previa seu funcionamento em alguns Polos do CEDERJ e em espaços científico-culturais com exibições gratuitas de filmes, debates e realização de oficinas, buscando atuar na articulação entre artes e ciências, sensibilizando olhares e escutas ao mundo.

A partir da percepção da relevância da presença das artes em processos de ensino/aprendizado, o Cineclube CECIERJ está se reestruturando no sentido de atender, cada vez mais, a estudantes, docentes e profissionais da educação. Estamos buscando também a ampliação do atendimento à comunidade acadêmica da Fundação CECIERJ (Consórcio CEDERJ, Rede CEJA e Pré-Vestibular Social), incluindo os servidores da própria instituição. Tudo isso em consonância com os públicos, local e escolar, já atendidos.

Todas as ações do Cineclube CECIERJ são gratuitas, públicas e de qualidade!

Mais informações:

Coordenação do Cineclube CECIERJ
Praça Cristiano Otoni, s/n, 6º andar, sala 624, Central do Brasil, Rio de Janeiro, RJ
Contato:  cineclube@cecierj.edu.br

Diante da necessidade de isolamento social, o Cineclube CECIERJ lança seu novo programa – A Terceira Margem do Cinema: Cineclube CECIERJ.

Trata-se de uma ação em um Ambiente Virtual de Aprendizado cujo objetivo é reunir estudantes e professores para assistir filmes super especiais – do catálogo da Netflix – e, em seguida, realizar um debate com professores e pesquisadores convidados em torno da articulação entre cinema e conteúdos educacionais.

O título deste programa faz uma referência ao conto A Terceira Margem do Rio do poeta mineiro João Guimarães Rosa e ao filme, de mesmo título, de um dos maiores cineastas brasileiros – Nelson Pereira dos Santos. Esta é a nossa motivação – criar uma terceira margem na qual seja possível a articulação entre arte e educação.

Para participar de A Terceira Margem do Cinema: Cineclube CECIERJ é necessário ser estudante, docente ou profissional da educação, se inscrever em nosso Ambiente Virtual de Aprendizado e aguardar a confirmação da inscrição.

As sessões serão realizadas, quinzenalmente, às sextas-feiras, no horário das 15 horas. Os inscritos na atividade receberão as notificações por e-mail.

Garanta sua inscrição, pois o número de vagas é limitado!

Revista EAD em foco

Revista Educação Pública

Canal CECIERJ