O Polo Cederj Nova Friburgo foi eleito uma das três melhores unidades de educação a distância do Brasil pela Capes, que este ano lançou o “Prêmio Polo EaD UAB em Ação”. Ele foi a única unidade de ensino a distância do estado do Rio de Janeiro a participar da premiação, que avaliou polos de todo o país.

O resultado está sendo comemorado internamente como uma prova do esforço da Fundação Cecierj:

“Recebi essa notícia com grande alegria. Ela atesta que estamos no caminho certo! Quero parabenizar a diretora Rosali Batista Zavoli pelo empenho e dedicação e também a todos os funcionários e alunos, que juntos fizeram com que o polo conquistasse esse reconhecimento. O meu objetivo, desde que assumi a presidência da Fundação Cecierj, é fazer com que as unidades Cederj deem publicidade às suas ações, e permitir que todas cheguem ao nível de excelência”, declarou o Presidente da Fundação Cecierj, Gilson Rodrigues.

A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) é uma fundação do Ministério da Educação (MEC) que é responsável pela promoção e divulgação da produção científica no Brasil. O concurso é destinado aos polos do Sistema de Ensino a Distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que apresentaram os melhores resultados em atividades educacionais com base nos princípios da transparência, isonomia, legalidade, moralidade, impessoalidade, publicidade, eficiência e acesso à inscrição.

A Diretora de Polos Regionais da Fundação Cecierj Cristiane Bittencourt ressaltou os esforços do órgão para que os polos do Cederj sejam espaços vivos de atividades em educação no dia a dia:

“Ficamos lisonjeados pelo reconhecimento do nosso trabalho, isso nos leva a crer que estamos no caminho certo, inclusive incentivando que mais polos venham a participar de outras edições do prêmio. A integração promovida pela nova gestão da Fundação Cecierj favorece esse trabalho”, declarou Cristiane Bittencourt.

Agradecimento e entusiasmo

Muito entusiasmada com a notícia de que o polo que dirige foi contemplado com a premiação da Capes, a Diretora Rosali Batista Zavoli manifestou o seu agradecimento a todos os integrantes da sua equipe que ajudaram a organizar as iniciativas que qualificaram o Polo Cederj Nova Friburgo a figurar entre os vencedores da premiação:

“Fomos os únicos do Estado do Rio a participar desse concurso. Em primeiro lugar, quero agradecer à nossa querida Fátima Kzan (antiga diretora do polo) que não mediu esforços para nos ajudar a organizar todos os comprovantes dos eventos organizados pelo polo desde o ano de 2008. Quero agradecer muito nosso amigo Nunes (Antônio Nunes de Oliveira, mediador de alunos e apoio técnico) que ajudou a organizar tudo em pastas para enviarmos os comprovantes. Quero agradecer aos articuladores acadêmicos Erika, Ana Paula, Renata, Sabrina, Vânia, Maycon e Kelly por terem selecionado os comprovantes dos eventos de cada curso. Parabéns a todos! Parabéns ao Polo Cederj Nova Friburgo”, disse a Rosali Zavoli.

Trabalho e reconhecimento

O Polo Cederj de Nova Friburgo possui atualmente 1.154 alunos ativos, distribuídos entre os Cursos de Licenciaturas em Ciências Biológicas (UERJ), Geografia (UERJ), Pedagogia (UERJ), Letras (UFF), Química (UENF) e o Tecnólogo em Segurança Pública e Social (UFF).

“Temos 52 mediadores presenciais e sete articuladores acadêmicos. Somos uma equipe muito unida, responsável, competente, com pessoas engajadas em fazer um trabalho de qualidade. Equipe essa, que procura fazer a diferença, que vai muito além das suas atribuições. Esse prêmio significa o reconhecimento pelas inúmeras atividades desenvolvidas pela equipe do Polo Cederj Nova Friburgo no âmbito tanto do ensino, como da pesquisa e extensão. É resultado do trabalho de pessoas que querem fazer o melhor para os alunos e também para a comunidade”, afirmou a diretora.

Rosali Zavoli disse que todos os integrantes do polo ficaram felizes em poder divulgar um pouco do que é realizado na unidade de ensino:

“Embora os cursos oferecidos sejam semipresenciais não nos detemos apenas nos programas oficiais. Assim, momentos com palestras, seminários, oficinas, jornadas acadêmicas, atividades culturais, entre outros, fazem com que haja uma aproximação maior entre os estudantes, além de aumentar o sentimento de pertencimento às universidades e contribuir para a diminuição da evasão, especialmente nos primeiros períodos dos cursos. Dessa forma, acreditamos que estamos no caminho certo”, declarou Rosali Zavoli.

A diretora afirmou que espera que a partir desse prêmio da Capes tanto o Polo Cederj Nova Friburgo quanto os demais polos do Cederj possam conquistar, cada vez mais, a valorização e o reconhecimento do trabalho desenvolvido, especialmente no que se refere aos investimentos em nível federal, estadual e no apoio das Prefeituras Municipais, parceiras do projeto:

“A Fundação Cecierj tem nos dado a esperança de dias melhores, por meio do apoio aos polos. Todos fazem um trabalho brilhante e que precisa ser valorizado e reconhecido. Acredito que o Polo de Nova Friburgo mereça uma atenção especial no que diz respeito à sua estrutura física que carece desses investimentos. Espero também que possamos oferecer e ampliar a oferta de cursos e, assim, continuar a promover a democratização do acesso uma educação superior pública, de qualidade”, disse Rosali Zavoli.

Sobre o prêmio

O objetivo principal do “Prêmio Polo EaD UAB em Ação”  da Capes é valorizar atividades e/ou iniciativas criadas e/ou executadas pelo polo UAB. O prêmio foi criado para incentivar a promoção de ações por parte dos polos UAB para a sua própria divulgação e conhecimento no município de atuação e em municípios vizinhos. De acordo com a Capes, “a valorização institucional da educação a distância também é outro aspecto a se alcançar com a promoção dessa premiação, bem como a melhoria da qualidade do ensino e a democratização do acesso à educação no país”.