Aos 42 anos de idade, o aluno do Cederj Alexandre Martins de Azevedo está prestes a realizar um sonho. O seu trabalho de conclusão do curso de graduação a distância Licenciatura em Turismo, pela UFRRJ, intitulado “Turismo cultural no Altiplano Andino: Estudo de caso das ilhas flutuantes dos Uros em comparação com o turismo étnico comunitário em Peru e Bolívia”,  foi muito bem avaliado e vai ser publicado no livro “Pesquisa em turismo: colaboração, inovação e interdisciplinaridade”, organizado pelos professores Jefferson Lorencini Gazoni, Elisângela Aparecida Machado da Silva e Iara Lúcia Gomes Brasileiro, da Universidade de Brasília (UnB). O lançamento será em janeiro de 2020, pela Editora Espaço Acadêmico, com sede em Goiânia.

Alexandre Azevedo concluiu o curso de Turismo no polo do Cederj em Saquarema, entre 2015 e 2018, junto com a sua esposa Adriadne Gonçalves, que também foi aluna da mesma graduação. Ele contou que ficou sabendo pelas redes sociais que estava ocorrendo uma seleção de trabalhos, visando à edição de uma publicação acadêmica. Disse que fez a sua inscrição, mas que devido à lista de pesquisadores inscritos, não esperava que o seu trabalho fosse contemplado. Contou que recebeu com surpresa a notícia de que a sua pesquisa tinha sido um dos textos escolhidos para compor o livro:

“Sinceramente eu não esperava que o meu trabalho fosse um dos escolhidos, porque na lista de autores contemplados constam muitos doutores, e eu estou recém-saído da minha primeira graduação. Foi realmente uma grata surpresa. Eu devo essa conquista ao Cederj”, afirmou Alexandre Azevedo.

Entusiasmado com a qualidade dos cursos oferecidos pelo Consórcio Cederj, o ex-aluno contou que desde jovem tem interesse por turismo, já trabalhou nesse ramo de atividade e que a grade curricular oferecida foi determinante para a sua escolha:

“Quando vi a grade do curso, fiquei impressionado com a multidisciplinaridade. O Consórcio Cederj é uma oportunidade incrível para quem deseja se graduar, mas devido à distância da capital ou a falta de tempo ou dinheiro, não consegue realizar esse sonho e impulsionar a carreira profissional. Sempre indico o Cederj, sou um entusiasta dessa iniciativa”, declarou Alexandre Azevedo destacando, também, a qualidade dos professores, a oferta de material gratuito que ele considera “riquíssimo”, e a oportunidade de o aluno poder obter um “diploma superconceituado”.

Outro atributo importante que Alexandre Azevedo observa no curso de Licenciatura em Turismo do Cederj é a atualidade e a sintonia com o setor:

“O fenômeno turístico é delicado, além de ter uma importância enorme para a economia e para a cultura. A graduação de Licenciatura em Turismo do Cederj pela UFRRJ oferece ao aluno um olhar crítico para a atividade”, observou.

Pesquisa

A pesquisa de Alexandre Azevedo foi orientada pelo Prof. Dr. Javier Alejandro Lifschitz, da UniRio, e obteve nota máxima na avaliação da banca examinadora. O trabalho aborda o turismo empreendido pelo povo tradicional Uros, que vive sobre ilhas artificiais construídas sobre o Lago Titicaca.

Para a realização do estudo, o aluno recorreu a uma busca bibliográfica em instituições e trabalho de campo na Bolívia e no Peru:

“Eu me dediquei bastante para realizar a pesquisa. Por conta própria fui ao Peru e à Bolívia investigar o turismo comunitário desenvolvido por lá, especialmente o dos Uros. Estive em algumas bibliotecas, pesquisei arquivos em La Paz e Lima, e passei alguns dias entre os indígenas da etnia Uros. Eu sabia da qualidade que a pesquisa poderia ter e fui muito bem orientado pelo Prof. Dr. Javier Lifschitz (UniRio)”, afirmou.

Alexandre Azevedo faz questão de mencionar, também, outros docentes que o ajudaram nesse empreendimento, e cita as Profas. Dras. Valéria Guimarães (UFF) e Maria Amália Oliveira (UniRio) que, segundo ele, entenderam a proposta da pesquisa e também o ajudaram muito, pois também fizeram parte da sua graduação:

“Quando enviei o texto adaptado para o livro não tinha muita esperança, uma vez que muitos dos outros autores são professores, mestres e doutores. Fui contemplado, e isso foi uma surpresa para mim”, disse.

Alexandre Azevedo disse que tem uma relação muito próxima com o Cederj, para onde retorna no primeiro semestre de 2020 para estudar História:

“Voltarei para o Cederj ano que vem com muito orgulho, para estudar História na UniRio. Quanto ao livro, estou com uma expectativa muito boa de que vai dar certo”.