Françoise Barré-Sinoussi, virologista francesa, é a mulher que descobriu o vírus causador da AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). Françoise atua no famoso Instituto Pasteu de Paris, onde já ocorreram diversas descobertas importantes. Juntamente com o colega cientista Luc Montaigner, descobriu em 1983 um retrovírus que mais tarde seria nominado como HIV, o vírus que provoca a AIDS.

No início da descoberta, a França tinha apenas 50 casos confirmados. Assim, não estava claro para a comunidade científica o poder devastador do vírus. Também por ser associado com a comunidade homossexual, que naquela época sofria ainda mais com os preconceitos da sociedade, o olhar sobre o vírus enfrentava tais barreiras sociais, dificultando as pesquisas e buscas por curas.

Entretanto, não demorou para perceberem o impacto que a doença teria na humanidade. Desde então, a virologista Françoise vem trabalhando para melhorar as condições de prevenção, cuidados e tratamento da AIDS nos países em desenvolvimento, assim como para encontrar a cura para a doença. Em um evento questionada sobre a motivação de ser cientista Françoise disse: “Se você quiser ser uma cientista por seu interesse pessoal, para ser um líder, ou para se famoso no campo da ciência, esqueça. No entanto, se você quiser ser uma cientista para tentar trazer algo importante para a sociedade e ajudar pessoas, então, vá em frente.”