Você certamente já ouviu falar em diabetes, não é?!  Pois então, a cientista Gerty Theresa Cori fez descobertas muito importantes que contribuíram para melhor compreensão dessa doença. Gerty nasceu em Praga, capital da República Tcheca, realizou seus estudos em sua terra natal até conquistar o doutorado em medicina e dois anos depois, em 1922, imigrou para o EUA com seu marido Carl Cori. Juntos, Gerty e Carl desenvolveram as pesquisas ao longo de toda sua trajetória profissional em terras americanas.  

Gerty estudou o açúcar no corpo dos animais, os efeitos da insulina e da adrenalina. Ela conseguiu demonstrar a presença da glicose em tumores in vivo, ou seja, células vivas em laboratório. Ela, juntamente com Carl, avançou no estudo do metabolismo de carboidratos em animais e em tecidos. Eles descobriram o éster de Cori, importante catalisador presente em diversos processos químicos. 

As pesquisas do casal tiveram um grande impulso quando Gerty e Carl conseguiram identificar e compreender o processo que ficou conhecido como Ciclo de Cori.  Você já teve oportunidade de ir à academia ou fazer exercícios físicos intensos ou por longo período e no dia seguinte seus músculos ficaram doloridos? Se já, saiba que Gerty e Carl estudaram esse fenômeno – como o corpo utiliza as reações químicas para transformar carboidratos no tecido muscular em ácido láctico e em seguida ressintetizá-lo, no fígado.  Ao contrário do que dizem por aí, não é o acúmulo de lactato no músculo que causa dor e fadiga: o lactato se difunde pela corrente sanguínea e vai para o fígado onde é convertido em glicose.  

O ciclo de Cori é muito importante para manter a glicemia constante durante o período de elevada atividade física. Esses estudos conferiram a eles o Prêmio Nobel de Medicina, em 1947. As pesquisa de Gerdy foram desenvolvidas também com hormônios a fim de melhor conhecer seus mecanismos de ação e com isso ela realizou inúmeros estudos sobre a tão importante glândula hipófise. 

Ah, e ainda tem mais sobre ela. Você já ouviu falar que Vênus e a Lua possuem diversas crateras, não é?  Pois bem, cada um tem uma cratera chamada Cori. Essas crateras foram nomeadas como uma homenagem a Gerty Cori. Assim, é fácil lembrarmos de Gerty: quando fazemos exercícios, quando olhamos Vênus e a Lua no céu ou quando se fala de diabetes.  Qual das opções você prefere?  Eu prefiro olhar e Lua e Vênus no céu….