Vocês já olharam bem para o céu durante a noite? Conseguiram encontrar as três estrelinhas mais famosas do nosso céu? Tem certeza que são elas? Às vezes, a gente pensa que está vendo as tais Marias, criando junções de três estrelas pelo céu. Mas, nesta época do ano, as famosas Três Marias não estão mais lá em cima.

As Três Marias são estrelas pertencentes à constelação ocidental de Órion, uma constelação que fica completa no nosso céu, durante toda a noite, somente durante o verão. Agora, estamos no inverno e a constelação ocidental que seremos capazes de observar durante toda a noite é o Escorpião, com sua estrela vermelha, Antares, bem brilhante.

Mesmo que não dê mais para vê-las, dá para matar a saudade conhecendo um pouco mais sobre elas. O fato mais curioso de todos é que, na verdade, seus nomes são Mintaka, Alnilan e Alnitak, nomes árabes que significam, respectivamente, o “Cinto”, a “Pérola /Pedra Preciosa” e a “Corda”. Outro, é saber que elas estão realmente muito próximas no céu, estando a aproximadamente 1500 anos-luz da Terra. Ou seja: quando olhamos para essas estrelas nas noites de verão estamos olhando para o brilho que elas tinham há mais ou menos mil e quinhentos anos atrás.
Buscar pelas Três Marias, então, é esperar pelo verão. E parece que vai demorar, mas logo, logo ele vai estar por aí.