05/07- Eclipse lunar: Nessa noite teremos um eclipse lunar penumbral. Nesse tipo de eclipse, a Lua não é totalmente encoberta pela sombra da Terra. Ela apenas fica mais escura que o habitual. No Rio de Janeiro, o eclipse terá início a 0h07 e término às 2h52.

06/07- Lua e Saturno: Durante toda a noite, Lua e Saturno estarão juntinhos no céu, em conjunção. No início da noite, por vota das 20h, eles estarão nascendo à leste (o lado que o Sol nasce), percorrendo o céu durante a noite para, um pouco antes do Sol nascer, por volta das 6h, estarem no lado oeste do céu. O fenômeno ocorre na constelação de Capricórnio.

08/07- Vênus: Antes do amanhecer, o planeta Vênus estará em brilho máximo, posicionado na constelação de Touro, ao lado da estrela Aldebaran. Essa constelação estará no lado leste do céu.

09 a 28/07 – Festa dos planetas: Entre os dias 09 e 28, por volta das 5h, os planetas Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno estarão de uma só vez no nosso céu!

10 e 11/07- Lua e Marte: Conjunção entre Lua e Marte na constelação de Peixes durante a madrugada. O evento pode ser visto a partir das 23h do dia 10/07.

14/07- Júpiter: Para os amantes do maior Planeta do Sistema Solar, teremos Júpiter em oposição ao Sol. O gigante gasoso aparecerá no céu noturno, a partir das 18h, com brilho máximo,ótima oportunidade para a sua observação.

17/07- Trio brilhante: Lua, Vênus e a estrela Aldebaran formarão um belo trio celeste na constelação de Touro a leste (o lado que o sol nasce), por volta das 5h.

20/07- Saturno: Além de uma bela noite de Lua Nova, Saturno estará em sua posição de maior proximidade à Terra, totalmente iluminado pelo Sol e, portanto, muito brilhante. Pode ser visto a partir das 18h, junto de Júpiter, no lado leste do céu.

22/07- Mercúrio: Mercúrio estará em seu ponto mais alto em relação ao horizonte, um pouco antes do nascer do Sol. Por estar muito mais perto do Sol do que os outros planetas, observar Mercúrio a olho nu é difícil. Vamos aproveitar esta chance! Para observá-lo, o ideal é olhar para o leste, pouco antes da alvorada.

E finalizando o nosso mês com chave de ouro:

28 e 29/07- Chuva de meteoros Delta Aquaridas, resultado de partículas dos cometas Marsden e Kracht, que ocorre entre 12 de julho e 23 de agosto.