Com o intuito de acompanhar a trajetória profissional dos alunos que se formaram pelo Consórcio Cederj, a Fundação Cecierj lançou uma pesquisa que vai subsidiar ações futuras no âmbito da graduação. O questionário, que já está disponível no site egressos.cecierj.edu.br, quer, entre outras coisas, mapear as expectativas pessoais, as demandas e a satisfação com o mercado de trabalho, bem como a remuneração. Com esses dados será possível, por exemplo, identificar a necessidade de aprimorar a formação recebida e analisar a satisfação com o curso. Esta iniciativa é direcionada a todos os alunos que se formaram, o que corresponde a cerca de 16 mil pessoas.

“No ano em que o Cederj comemora 20 anos, nós queremos ouvir os alunos que se formaram em um ou mais cursos das graduações oferecidas pelo consórcio de universidades. É muito importante acompanhar o ingresso no mercado de trabalho e saber dos sucessos e dificuldades nesta caminhada. A contribuição dos egressos é fundamental para pautar as estratégias que a Fundação Cecierj vai desenvolver na busca sempre de um ensino público, gratuito e de qualidade”, destaca o professor Glaucio Marafon, vice-presidente de Educação Superior a Distância, área que está organizando esse trabalho.

Atualmente, o Cederj oferta 16 cursos de graduação na modalidade a distância em 34 polos regionais espalhados em todo o Estado do Rio. Participam do consórcio oferecendo cursos: Cefet/RJ, Uenf, Uerj, UFF, UFRJ, UFRRJ e Unirio.