Sete meses após o início do isolamento social, que fez com que praticamente todas as escolas aprendessem a trabalhar com um método híbrido de ensino, se não totalmente a distância, é hora de planejar as ações educacionais para 2021. Pensando nisso, a Fundação Cecierj junto com a Fiocruz-Instituto Oswaldo Cruz, UNICEF e Rede de Programas de Ensino de Pós-Graduação do Rio de Janeiro lançou esta semana as inscrições para o curso “Planejamento Escolar Local na Transpademia”.

O objetivo é apoiar gestores escolares para tomadas de decisão e para a reorganização do planejamento das escolas no período trans e pós-pandemia. O curso será dividido em cinco (5) módulos com duração de seis horas, independentes, com carga horária total de 30 horas. Será composto por cinco minicursos modulares: (1) Cuidando da Saúde; (2) Reorganizando a Escola; (3) Protegendo a Saúde Mental; (4) Ninguém para trás; e (5) Construindo o Plano Local. O material foi baseado na Nota técnica do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) com orienta ações de gestores e profissionais da educação para a reestruturação do espaço escolar no contexto do pós-pandemia de Covid-19.

O curso oferecido é planejado para atender a um grande número de cursistas simultaneamente com participação em atividades colaborativas dentro de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) desenhado para este propósito. O resultado é um curso baseado em materiais em diversas mídias (textos, vídeos, áudios etc.), organizados e elaborados por especialistas, além de um conjunto de atividades de interação e colaboração que ajudam o participante a consolidar e aplicar a aprendizagem adquirida.

São diferenciais do curso:
. Formação continuada de qualidade para o planejamento escolar local, incluindo instrumentos de gestão.
. Formação de equipes por escola, com no mínimo 2 profissionais por escola (podendo ter mais)
. Modelo de curso a distância assíncrono, adaptável à sua atividade profissional.
. Curso completo de 30 horas articulando os minicursos, com certificação.
. Módulos com minicursos autoinstrucionais independentes, com certificação de 6 horas cada um.
. Conclusão do curso completo em 8 semanas.
. Conclusão de cada minicurso em 2 semanas ou menos.
. Avaliação de especialistas sobre a proposta de plano que você construir no curso completo.

O envolvimento da Fundação CECIERJ no projeto deste curso nasceu pela colaboração que já existe há mais de 10 anos de atuação do professor Daniel Salvador, como colaborador docente do Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (PGEBS/IOC/Fiocruz) desenvolvendo pesquisas na área de tecnologias educacionais para ensino de Biociências.

“Quando a PGEBS decidiu criar uma nota técnica de orientação para gestores escolares sobre o período pós-pandemia logo nos envolvemos para colaborar nesta ação extensionista de extrema importância. Quando começamos a vislumbrar a possibilidade de criar um curso online de abrangência nacional sobre o tema apresentei a ideia ao Prof. Gláucio, presidente do CECIERJ, que prontamente disponibilizou a instituição para apoiar este oferecimento com sua expertise”.

Serviço:
Site para mais informações e inscrições:
https://campusvirtual.fiocruz.br/gestordecursos/hotsite/cvf-node-30225-submission-3865
Vagas: 1000
Cronograma:
Abertura de inscrições: 23/10/2020
Data de início do curso: 30/10/2020
Data de término do curso: 18/12/2020