Agora é possível ingressar em uma universidade pública de referência do Rio de Janeiro para estudar Biblioteconomia na modalidade a distância semipresencial. A novidade acaba de ser lançada para o Vestibular Cederj 2021.1 com a oferta de 300 vagas. O período de inscrição vai até o dia 26 de novembro, somente pela internet, no site da Fundação Ceperj, http://www.ceperj.rj.gov.br/Conteudo.asp?ident=219, que é a organizadora do concurso.

O curso de bacharelado em Biblioteconomia a distância faz parte de um projeto nacional e é ofertado por 12 instituições públicas de ensino superior integrantes do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). A iniciativa é inedita e surgiu de uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Federal de Biblioteconomia. No estado do Rio de Janeiro, o curso está sendo oferecido pela UFF (150 vagas) e pela UniRio (150 vagas). A duração prevista do curso é de quatro anos (oito semestres).

De acordo com a coordenadora de Biblioteconomia da UniRio, Dayanne Prudêncio, a expectativa é que as 150 vagas oferecidas pela universidade sejam preenchidas com um público diverso, visando a ressaltar a potencialidade dessa graduação para todo o estado do Rio de Janeiro:

Ao final do curso, pretendemos cumprir os objetivos estratégicos do Projeto Nacional, que é formar profissionais na área de biblioteconomia, promover articulação com outras políticas nacionais, dentre elas a política de incentivo à instalação de bibliotecas públicas em todos os municípios brasileiros e o fortalecimento da educação básica”, explicou Dayanne, acrescentando que a atuação do bacharel em Biblioteconomia é diversa: “O seu principal objeto de trabalho é a informação independentemente do suporte”, afirmou.

Mercado profissional

Na opinião da coordenadora do curso de Biblioteconomia a Distância da UFF, Esther Hermes Luck, a nova graduação vai atender a uma demanda importante de qualificação de profissionais de nível superior, para atuar junto às áreas da cultura, educação, ciência e tecnologia, turismo, em empresas públicas e privadas no interior do estado:

O profissional bibliotecário não atua apenas onde há bibliotecas, mas em todos os lugares onde a informação produzida necessita ser organizada de modo a torná-la acessível aos usuários/clientes a tempo e a hora. Hoje em dia, ter acesso às informações precisas no momento certo é uma questão a ser enfrentada no setores público e privado e no terceiro setor”, disse a coordenadora que já conhece bem como o Cederj atua no interior em parceria com as prefeituras, por meio dos polos regionais de Educação a distância.

Veja as áreas em que o profissional de Biblioteconomia pode atuar:

Centros culturais

Gerenciador de banco de dados

Museus

Centros de documentação e informação

Gerência de sistemas de informação

Órgãos públicos

Empresas privadas

Onde estudar:

O bacharelado em Biblioteconomia será ofertado nos polos do Cederj, a seguir:

. Angra dos Reis (UFF)

. Belford Roxo (UniRio)