Depois do sucesso do primeiro encontro, será realizada, no próximo dia 27 de novembro, a segunda edição do webseminário “Arte & Ciência: diálogos possíveis” com a participação de especialistas e pesquisadores em Artes Cênicas, Educação e Ciência. O evento virtual está marcado para às 10h, com transmissão pelo Canal Eureka!, no YouTube (https://youtu.be/tj-abySWN-A).

A iniciativa é uma ação preparatória da “I Olimpíada de Ciência e Arte da Fundação Cecierj”, projeto contemplado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que será organizado no formato presencial em 2021.

“Encontros virtuais foram uma maneira eficiente de inspirar os futuros participantes, explorando o eixo central da Olimpíada, que é a relação entre Ciência e Arte, além de ser importante espaço da divulgação científica, um dos pilares do trabalho da Fundação Cecierj”, comenta a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria Isabel de Castro.

A primeira edição do webseminário foi realizada entre os dias 28 e 30 de setembro deste ano e despertou uma proveitosa discussão sobre os temas debatidos e o interesse de milhares de pessoas que tiveram acesso ao encontro pela internet: “Os vídeos já foram acessados por mais de três mil pessoas até o momento. Nesta segunda edição, temos a expectativa de discutir como o teatro e a ciência podem e devem ser realizados fora de seus ambientes de atuação consagrados, estreitando o diálogo com setores da sociedade”, explica Thelma Lopes, que coordena os Espaços da Ciência vinculados à Fundação Cecierj e a “I Olimpíada de Ciência & Arte” da instituição.

De acordo com os organizadores, o que define teatro e ciência é o conjunto de processos, métodos e linguagens próprio de cada um destes dois campos do conhecimento. No entanto, é na interação com a sociedade que ganham vida e sentido.

Ação preparatória

O webseminário “Arte & Ciência: diálogos possíveis” é uma ação preparatória para a “I Olimpíada de Ciência & Arte da Fundação Cecierj”, voltada para professores do Ensino Médio e Fundamental, estudantes e interessados em educação pluridisciplinar. Idealizado para ocorrer de forma presencial, o evento será realizado em 2021, em função da Covid-19.

A “Olimpíada” conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e visa a estimular o interesse pelas ciências, além de identificar jovens talentos. É dirigida aos alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas, bem como aos seus respectivos professores, escolas e secretarias de educação. Com o adiamento para 2021 foi possível, no âmbito didático, diversificar o desenvolvimento de material de apoio, explorando o eixo principal do evento, e aprimorar as dinâmicas de participação.

Confira a programação completa:

10h Teatro e Ciência: múltiplas interações
Palestrante: Thelma Lopes, Doutora em Ciências e Mestre em Teatro

10h05 Ciência & Teatro como arte marcial: sociedade em cena
Palestrante: Leonardo L. Moreira. Doutor em Educação e Mestre em Ensino de Ciências

10h15 O uso do lúdico e das artes em Projetos de Extensão da Uerj na área de Parasitologia
Palestrante: Renata Heisler Neves, Doutora em Biologia Parasitária e Mestre em Biologia Humana e Experimental

10h25 O Direito de pensar: Uma viagem radiofônica ao Julgamento do Macaco
Palestrante: Silvia Monte, Diretora e autora teatral, gestora cultural e produtora. Idealizadora e curadora do programa “Teatro na Justiça”

10h35 Programa teatro em comunidades: 10 anos de diálogo entre a universidade e a Maré
Palestrante: Marina H. Coutinho, Doutora em Artes Cênicas e Mestre em Teatro

10h45 DEBATE