A Fundação Cecierj tem um aviso importante para os aprovados no Vestibular Cederj 2020.2: o processo acontecerá em duas etapas. Primeiro, a pré-matrícula será toda on-line e é obrigatório anexar comprovante de conclusão do ensino médio (ou certificado de conclusão) e documento de identificação com foto. Depois, no retorno das atividades dos polos, é imprescindível que os alunos apresentem toda a documentação original. A lista de documentos necessários está disponível no item 11 do Edital disponível no site do Instituto Selecon.

Para acessar o edital, clique aqui.

Passo a passo para realizar a matrícula:

1- Acessar o Ambiente Virtual de Matrícula, https://matricula.cecierj.edu.br/vestibular/ no prazo estabelecido no quadro acima, utilizando para o primeiro acesso os 11 dígitos do seu CPF nos campos usuário e senha.

2- No ambiente, ler atentamente o informe sobre Duplicidade de Matrícula definido pela Lei 12.089 de 11 de novembro de 2009, que regulamenta a dupla matrícula em instituições públicas de ensino superior em todo o território nacional e proíbe que uma mesma pessoa ocupe 2 (duas) vagas (em cursos de graduação) simultaneamente em Instituições Públicas de Ensino Superior.

Com isso, o aluno deve optar, no ato da matrícula, pela matrícula/curso que pretende permanecer. Caso você tenha uma matrícula antiga Cederj, seja ativa ou trancada, você deve acessar à Plataforma Cederj em https://graduacao.cederj.edu.br/ – secretaria virtual – guias e documentos acadêmicos – procedimentos para requerimentos – acessar o requerimento TERMO DE OPÇÃO. Deve preencher e encaminhar para o e-mail de seu polo após realizar sua Matrícula para procedimentos de cancelamento.

Observação: O Termo de Opção só será utilizado para efetuar o cancelamento de matrícula dos cursos oferecidos na modalidade EAD pelo Consórcio Cederj.

É responsabilidade do candidato/aluno efetuar o cancelamento de matrícula anterior, oriunda de Instituição de Ensino Pública fora do Consórcio Cederj ou em cursos na modalidade presencial, nas Instituições parceiras do Consórcio Cederj.

– Para dar prosseguimento à Matrícula, o candidato deve confirmar que está ciente do(s) termo(s) referente à Dupla Matrícula;

3- Após a confirmação do conhecimento sobre a Duplicidade de Matrícula, uma janela abrirá contendo todos os dados pertinentes para a sua inscrição no Vestibular.

Atenção: confira todos os dados, pois nesta mesma janela você terá a oportunidade de editar os eventuais erros.

4- Ainda na janela que constam seus dados pessoais, estarão dois campos para anexar documentos:

a) Documentos exigidos pela universidade para matrícula;

b) Termo de Compromisso, utilizado para pendência de documento, disponível em https://www.cecierj.edu.br/termodecompromisso.pdf.

Todos os documentos listados no edital devem ser escaneados em um único arquivo PDF. Se encontrar dificuldades sugerimos a utilização do aplicativo gratuito TINY SCANNER, que pode ser acessado através de seu celular. As especificações do arquivo devem ser: no formato PDF de tamanho máximo de 64Mb. Os documentos exigidos devem constar no PDF único.

Ao anexar o PDF com a documentação exigida, clique em “CONTINUAR” para visualizar todas as informações que constam em sua Matrícula: dados pessoais, dados do vestibular, arquivos com a documentação anexada.

Após realizar a conferência de dados e documentos anexados, clique em “FINALIZAR”. Com esse passo não será mais possível alterar a sua matrícula, verifique atentamente todas as informações antes de prosseguir.

Caso você não possua toda documentação necessária para realizar a Matrícula, deve preencher o Termo de Compromisso, assinar e escanear e anexar no campo específico, citado no item 4b.