Começa, nesta segunda-feira (15/02/2021), o período de matrículas para os aprovados no Vestibular Cederj 2021.1. O prazo vai até o dia 18 de fevereiro e a matrícula será realizada de forma virtual. Nessa etapa é obrigatório anexar documento oficial com foto (frente e verso) e algum documento que comprove a conclusão do Ensino Médio, tais como: certificado ou diploma de conclusão do Ensino Médio; histórico escolar do Ensino Médio; declaração da escola ou publicação em D.O. Esses documentos não podem faltar! Caso, no momento da matrícula, o candidato não tenha os demais documentos obrigatórios exigidos pelo Edital, ele deverá assinar o Termo de Compromisso, assinalando os que deverão ser apresentados em até 30 dias, após o retorno ao atendimento presencial, nos polos. Não será aceita declaração de próprio punho que justifique a ausência de tais documentos. Caso o candidato não apresente os documentos imprescindíveis (documento oficial com foto e comprovante de conclusão do Ensino Médio) perderá o direito à vaga.

Importante: a responsabilidade pela entrega ou não da documentação exigida em Edital é do candidato. A aceitação ou não da matrícula, nesta primeira etapa (online), está a cargo da instituição de ensino superior para a qual o candidato prestou o vestibular. Tanto a Fundação Cecierj, através do Consórcio Cederj, como a Fundação Ceperj, organizadora do concurso, não têm autonomia e não podem cancelar as matrículas daqueles que, porventura, tenham feito o processo online de maneira equivocada.

Toda a documentação listada em Edital deve ser escaneada em um único arquivo PDF. Sugerimos a utilização do aplicativo gratuito TINY SCANNER, que pode ser acessado por meio de seu celular. As especificações do arquivo devem ser: formato PDF de tamanho máximo de 64Mb.

As Instituições de Ensino Superior vão avaliar as matrículas realizadas online e os candidatos devem retornar ao Sistema de Matrícula, no dia 23/02/2021, onde terão as respostas. Somente os validados terão o número da matrícula, com o qual poderão acessar o Sistema Acadêmico (SistaCad) e a Plataforma Cederj. A aula inaugural será no dia 20 de fevereiro de 2021, às 10h, pelo Canal Eureka, da Fundação Cecierj. O link é aberto e público https://www.youtube.com/c/EurekaCecierj

Passo a passo para realizar a matrícula:

1- Acessar o Ambiente Virtual de Matrícula, https://matricula.cecierj.edu.br/vestibular/ no prazo estabelecido acima, utilizando para o primeiro acesso os 11 dígitos do seu CPF (sem ponto e traço) nos campos usuário e senha.

2- No ambiente, ler atentamente o informe sobre Duplicidade de Matrícula definido pela Lei 12.089 de 11 de novembro de 2009, que regulamenta a dupla matrícula em instituições públicas de ensino superior em todo o território nacional e proíbe que uma mesma pessoa ocupe 2 (duas) vagas (em cursos de graduação) simultaneamente em Instituições Públicas de Ensino Superior.

Caso você já tenha uma matrícula antiga Cederj, seja ativa ou trancada, você deverá optar, no ato da nova matrícula, pela matrícula/curso que pretende permanecer. Para tanto, deve acessar a Plataforma Cederj em https://graduacao.cederj.edu.br/ – secretaria virtual – guias e documentos acadêmicos – procedimentos para requerimentos – acessar o requerimento TERMO DE OPÇÃO. Deve preencher e encaminhar para o e-mail de seu polo após realizar sua Matrícula para procedimentos de cancelamento.

Observação: O Termo de Opção só será utilizado para efetuar o cancelamento de matrícula dos cursos oferecidos na modalidade EAD pelo Consórcio Cederj.

É responsabilidade de quem já é aluno efetuar o cancelamento de matrícula anterior, oriunda de Instituição de Ensino Pública fora do Consórcio Cederj ou em cursos na modalidade presencial, das Instituições parceiras do Consórcio Cederj.

– Para dar prosseguimento à matrícula, o candidato deve confirmar que está ciente do(s) termo(s) referente(s) à dupla matrícula;

3- Após o aluno informar sobre a duplicidade de matrícula, uma janela abrirá, contendo todos os dados pertinentes para a sua inscrição no Sistema de Matrícula.

Atenção: confira todos os dados, pois nesta mesma janela você terá a oportunidade de editar os eventuais erros.

4- Ainda na janela que constam seus dados pessoais, estarão dois campos para anexar

documentos:

• Documentos exigidos pela universidade para matrícula (em um único arquivo em pdf);
  • Termo de Compromisso, utilizado para pendência de documento, disponível em

Ao anexar o PDF com a documentação exigida, o candidato deve clicar em CONTINUAR para visualizar todas as informações que constam na matrícula: dados pessoais, dados do vestibular, arquivos com a documentação anexada.

Após realizar a conferência de dados e dos documentos anexados, o candidato deve clicar em FINALIZAR. Concluído esse passo não será mais possível alterar a matrícula. Por isso, verifique atentamente todas as informações antes de prosseguir.