Fevereiro é conhecido pelas festividades do carnaval e, mesmo que este ano não possamos ver a chuva de confetes, o céu deste mês vai se encher de cor. Marte vai garantir isso.

01/02 – às 18 horas, Mercúrio aparecerá a oeste (o lado em que o Sol se põe). Ele será acompanhado de Marte, que poderá ser visto nesta hora perto do centro do céu, um ponto chamado na astronomia de “Zênite”. O planeta poderá ser observado até às 23 horas, quando já estará próximo do horizonte a oeste.

03/02 – a partir das 18 horas, perto do zênite, poderemos ver Marte brilhando no céu. Ele poderá ser visto até às 22 horas, quando já estará no lado oeste do céu. Essa configuração poderá ser vista no céu até o final do mês. Já a Lua começará o mês perto da estrela Spica, a mais brilhante da constelação ocidental de Virgem.

04/02 – a Lua entra na sua fase quarto-minguante.

06/02 – nesta noite, a Lua estará na região da constelação ocidental de Escorpião, ficando próxima à sua estrela mais brilhante, Antares.

11/02 – a Lua desaparece do céu noturno, entrando na fase nova.

18/02 – Lua e Marte estão próximos no céu, do início da noite até às 23 horas.

19/02 – entre às 18 e às 23 horas, a Lua estará acompanhada de dois pontos avermelhados: o planeta Marte e a estrela Aldebaran, que é a mais brilhante da constelação ocidental de Touro. Para identificar quem é quem: de leste (o lado que o Sol nasce) para oeste, teremos Aldebaran, a Lua e depois, Marte. A Lua retorna ao céu na fase do quarto-crescente.

20/02 – nesta noite, os dois pontos avermelhados, Marte e Aldebaran, estarão próximos um do outro, a partir das 18 horas. Aldebaran estará mais a leste e Marte mais a oeste. Esta configuração se manterá até o final do mês.

26/02 – a Lua visita a constelação ocidental de Leão e fica próxima à sua estrela mais brilhante, Régulus.

27/02 – para encerrar o mês, a Lua reina plena no céu noturno e inicia a sua fase cheia.