Abril é o primeiro mês do outono no Hemisfério Sul e foi criado por Rômulo, fundador de Roma, em 754 AEC (Antes da Era Comum ou, “Antes de Cristo”). Seu nome deriva da palavra latina aprilis, que significa abrir. No Hemisfério Norte, a estação que se inicia é a primavera; logo, o mês homenageia as flores que se abrem por lá.

01/04

Lua e Escorpião (21:00). A Lua estará próximo à estrela Antares, o coração da Constelação de Escorpião. Antares é a estrela mais brilhante desta constelação. Ela permanecerá na região desta constelação até a noite do dia 02.

Marte e Touro (18:00). O Planeta Vermelho será observado na região da Constelação Ocidental de Touro, a oeste (o lado que o Sol se põe). Ele permanecerá na região do céu até o dia 26, seguindo para a Constelação Ocidental de Gêmeos e se afastando cada vez mais em direção a Oeste.

02/04

Saturno, Júpiter e Mercúrio (02 – 06:00). Os três planetas estarão juntos no céu, perto do horizonte a leste (o lado em que o Sol nasce). O primeiro a aparecer na linha do horizonte será Saturno, às 2 da madrugada, seguido de Júpiter e, mais próximo do horizonte, Mercúrio. Este encontro poderá ser visto todas as noites até o dia 17.
03/04

Lua e Sagitário (00:00). Nosso satélite natural terá se movido até a região da Constelação Ocidental de Sagitário. Apesar de facilmente distinguida pelo seu formato de “bule de chá”, esta constelação não tem estrelas que se destacam visualmente. A Lua permanece nessa região do céu até o dia 05.

04/04
Lua e planetas (02-06:00). Desta noite até a madrugada do dia 11, a Lua se junta ao trio de planetas Mercúrio, Júpiter e Saturno, formando com eles um desfile de astros no céu.
Fase da Lua. A Lua entra na sua fase Quarto-Minguante.
06/04
Conjunção (03:00). Nesta madrugada, observamos uma conjunção (quando dois astros aparecem muito próximos no céu) entre a Lua e Saturno, a leste região em que o Sol nasce, na Constelação Ocidental de Capricórnio. Mais tarde, Júpiter se aproxima desses astros.
07/04
Conjunção (03:00). Para não deixar o outro planeta gigante com inveja, a Lua entra em conjunção com Júpiter, a leste, durante a madrugada, na constelação de Capricórnio.
08/04

Superlua. Momento muito esperado: primeira Superlua do ano! Isto ocorre quando a Lua está na posição de maior aproximação da Terra, um ponto da sua órbita que, na astronomia, é chamado de perigeu.

11/04

Fase da Lua. A Lua entra na sua fase Nova e não pode ser observada à noite.
15/04
Lua e Aldebaran (18:00). A Lua estará próxima à estrela Aldebaran, a mais brilhante da Constelação Ocidental de Touro.
17/04
Conjunção (18:00). No começo da noite, conseguiremos observar a conjunção entre Marte e Lua, a oeste (o lado que o Sol se põe), na Constelação
Ocidental de Touro.
20/04
Fase da Lua.  A Lua entra na sua fase de Quarto-Crescente.
21-22/04
Chuva de meteoros (01:00). Durante esta noite, teremos o pico da chuva de meteoros Líridas. Ela é formada por poeira e detritos que se desprendem do cometa Thatcher, quando ele passa pelo Sistema Solar, e acontece a cada 415 anos. Para observar, olhar para a região nordeste do céu.
27/04
Fase da Lua.  A Lua inicia sua fase Cheia.
28/04
Lua e Antares (20:00). A Lua Cheia estará perto de Antares, uma estrela avermelhada que é a mais brilhante da Constelação Ocidental de Escorpião.