Foi realizada neste sábado, 4 de dezembro, a cerimônia de premiação online, da XV Fecti 2021, organizada pela Fundação Cecierj, que reuniu docentes e estudantes do Ensino Fundamental II, Médio ou Técnico das redes pública e privada de ensino. O evento é a maior feira de ciência e tecnologia do estado do Rio de Janeiro e este ano contou com um total de 102 trabalhos inscritos. Os 79 finalistas foram desenvolvidos por estudantes de escolas situadas em 24 municípios e concorreram a prêmios em seis categorias,  em três modalidades de projetos. Não deixe de visitar a Mostra FECTI em  https://fecti.cecierj.edu.br/mostra e conhecer os projetos e votar em seus favoritos.

Organizada desde 2006 pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, a XV Fecti distribuiu prêmios para os projetos mais bem colocados, com uma novidade. Professores de escolas públicas, orientadores ou coorientadores de trabalhos laureados foram agraciados com bolsas de Apoio Técnico em Extensão no País (ATP-A) do CNPq, com duração de seis meses.

Já os estudantes foram contemplados com a indicação para participar de feiras de ciências nacionais com alcance internacional, como a FEBRACE de 2022, organizada pela Universidade de São Paulo (USP); Ciência Jovem 2022, do Espaço da Ciência de Olinda; MOSTRATEC de 2022, realizada pela Fundação Liberato de Novo Hamburgo; além de 20 vagas para a XVI FECTI 2022. Quinze bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPq foram destinadas para alunos autores de projetos premiados nas Modalidades 1 e 2, que estiverem cursando o ensino médio ou técnico até o final de 2022.

Fique por dentro de quais foram os projetos premiados. Confira a lista abaixo ou baixe o arquivo em PDF aqui: