Formado em Administração pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), o ex-aluno do Polo Cecierj/Cederj Rocinha, Fernando do Amaral Pereira, de 46 anos, acaba de ser aprovado no mestrado da PUC-Rio, com uma pesquisa sobre o trabalho dos motoboys. Morador de Jacarepaguá, na Zona Oeste, Fernando trabalhava por conta própria quando soube que tinha um polo Cederj na Rocinha, que fica na Zona Sul, e que ofertava a graduação na modalidade semipresencial. 

“Pensava em fazer um concurso público, mas, como só tinha o Ensino Médio, percebi que precisava de um curso superior. Não teria condições de estudar na modalidade presencial, porque seria complicado ir à aula todos os dias. A facilidade de fazer o curso a distância foi fundamental”, explicou Fernando, que convenceu a filha e a esposa fazerem a prova do Vestibular Cederj também. Ele e a filha foram aprovados e a esposa, apesar de ter tido uma boa pontuação, estudou Psicologia na modalidade presencial.  

Fernando já tinha se matriculado em uma faculdade particular para estudar Direito, mas não teve condições financeiras para custear a faculdade. Foi então que conheceu o projeto acadêmico administrado pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio de amigos da sua filha que estudavam na unidade de Saquarema, na Região dos Lagos. 

“O Fernando é mais um exemplo de pessoa que quis mudar o rumo da sua história e que agarrou com todas as forças a oportunidade de estudar em um dos cursos oferecidos pelo Cederj, totalmente gratuito. Com o estudo de qualidade, os sonhos se tornam mais próximos da realidade”, afirma o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, João Carrilho.

Incentivo a continuar os estudos

Fernando teve o incentivo da ex-diretora do Polo Rocinha, Janete Santos, que morreu em janeiro do ano passado, e o atual diretor, Glauco Campos, a continuar os estudos. “Quando fui buscar o meu diploma de graduação, conversando com o Glauco e com a professora Janete, que era uma pessoa fantástica e me ajudou bastante, eles falaram sobre o mestrado em Administração da PUC-Rio. Como estava no ritmo de estudar para concursos, consegui tirar uma boa nota, que me possibilitou ingressar no mestrado”, conta Fernando. 

No mestrado, Fernando estudou as relações entre os aplicativos e os motoboys, com uma visão sobre o controle e o comportamento dos profissionais. E, para desenvolver o estudo, ele criou um método “netnografia”, a etnografia por meio da qual faz uma análise das redes sociais desse segmento de trabalhadores informais. Atualmente, com a aprovação no mestrado, Fernando está se qualificando para o doutorado em Administração na PUC-Rio.

Novos caminhos profissionais

Como a Rocinha é uma localidade que, na opinião de Fernando, é de fácil acesso, o Polo Cecier/Cederj é estratégico para quem está na Zona Sul e na Zona Oeste e favorece milhares de pessoas, como ele próprio: “O Cederj mudou a minha vida”, comenta Fernando que completa: “O Cederj possibilitou a minha caminhada no serviço público, além de seguir a carreira acadêmica como pesquisador”, disse Fernando, que trabalha no IBGE. 

“Essas histórias nos motivam ainda mais a desenvolver um trabalho de excelência, levando educação pública e de qualidade à população fluminense. O Fernando é um ótimo exemplo de como a modalidade semipresencial é importante para aqueles que desejam ter acesso ao ensino superior, mas não dispõem de horário para frequentar as aulas presenciais ou, nos casos dos Polos Cecierj/Cederj instalados no interior do estado, beneficiam quem mora longe dos centros universitários”, destacou o presidente da Fundação Cecierj, Rogerio Pires.

Vestibular Cederj 2022.2 está com inscrições abertas

O Vestibular Cederj 2022.2 está com inscrições abertas para o segundo período letivo de 2022. São oferecidas 7.589 vagas de acesso em 16 cursos, todos em nível de graduação, ofertados pelas instituições de ensino superior que compõem o Consórcio Cederj, cuja gestão é da Fundação Cecierj. O aluno formado pelo Consórcio Cederj recebe o diploma da universidade consorciada (CEFET/RJ, UENF, UERJ, UFF, UFRJ, UFRRJ e UNIRIO), com a mesma validade do aluno formado na modalidade presencial. As inscrições podem ser feitas até o dia 08 de maio e o valor da taxa é de R$89. Para mais informações sobre o processo de seleção, acesse https://www.cecierj.edu.br/2022/04/11/vestibular-cederj-2022-2-inscricoes-abertas-com-oferta-de-mais-de-sete-mil-vagas/ .