Está no ar Ciência para ouvir, um podcast que pega carona nas comemorações do bicentenário da Independência do Brasil e do centenário da Semana de Arte Moderna, estabelecendo uma relação desses eventos com a ciência brasileira. São quatro temporadas com seis episódios cada, tendo como temas Mulheres da Independência, Viajantes e Naturalistas no Brasil, Semana de Arte Moderna e Memórias fluminenses.

A temporada Mulheres da Independência tem curadoria da historiadora Mary del Priori e destaca, no primeiro episódio, a participação feminina no processo de independência do país e a invisibilização desta luta pela história. Os demais episódios tratam do papel da princesa Leopoldina na imprensa; do perfil de Amélia, a segunda esposa de D. Pedro I, figura quase apagada em meio à turbulência política do século 19; das matronas liberais, as mulheres à frente das guerras literárias; das mulheres de armas, incluindo Maria Quitéria, combatente baiana que integrou o Exército brasileiro; e do importante posicionamento das mulheres do povo.

Em Viajantes, o primeiro episódio é sobre Auguste de Saint-Hilaire, o francês que circulou pelo Rio de Janeiro, presenciou algumas das primeiras movimentações pró-independência e registrou seu espanto diante do fato de que a população parecia não ter ideia sobre o que acontecia no país.

Os demais episódios abordam a chegada da princesa Leopoldina e da comissão científica austro-alemã; o papel do Brasil no desenvolvimento da Teoria da Evolução de Darwin; a expedição do naturalista e cônsul russo Langsdorff pelo interior do país; os escritos de Maria Graham, tutora de Maria da Glória, filha mais velha de D. Pedro I; além da história da primeira comissão científica brasileira. A temporada seguinte é Semana de Arte Moderna e a final é Memórias fluminenses.

O podcast Ciência para ouvir é resultado de uma parceria entre o Museu Ciência e Vida da Fundação Cecierj, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), a Casa da Ciência/UFRJ, o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e o Instituto Ciência Hoje, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e produção da Rádio Graviola.