Há 20 anos, quando o Polo Cederj foi instalado em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, o município só contava com universidades particulares. Essa realidade mudou no dia 27 de junho de 2002 com a chegada de diversas instituições públicas que, por meio do Consórcio Cederj, ofertam, até hoje, cursos gratuitos de graduação, na modalidade semipresencial de ensino. A iniciativa, coordenada pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, ampliou o acesso da população fluminense à educação e consolidou o ensino a distância na cidade imperial. Atualmente, a unidade tem mais de 1800 alunos matriculados.

“A partir do momento que o polo foi inaugurado, começamos um processo para sanar o grave problema que a cidade tinha em relação ao déficit de profissionais, principalmente, na área da Educação. Hoje, após 20 anos de trabalho, temos um grande número de pessoas qualificadas que atuam em nossa cidade”, explicou Rejane Meirelles Guerra, que trabalha no polo desde o início e assumiu a direção em 2008. Ela completa:

“Acompanhei o crescimento tanto do polo como da Fundação Cecierj nesses 20 anos. A grande missão que o Cederj cumpre em nossa região é proporcionar uma formação universitária de qualidade para a população, bem como a permanência do profissional na cidade”, disse a pedagoga, que também é bacharel em Direito e tem pós-graduação em Educação Ambiental e em Planejamento,  Implementação e Gestão em Educação a Distância.

O Polo Petrópolis foi instalado com a oferta inicial das licenciaturas em Ciências Biológicas, pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), e  Matemática, atualmente sob a coordenação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). Em 2008, a  Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) passou a oferecer a licenciatura em Pedagogia, em substituição ao antigo curso de Pedagogia para séries iniciais. No ano de 2014 foram abertos os cursos de Tecnologia em Segurança Pública e Social, da Universidade Federal Fluminense (UFF), e Administração, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Para o presidente da Fundação Cecierj, Rogerio Pires, o caráter pioneiro do órgão e o trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo desses 20 anos, só reforçam a importante missão do órgão: “o principal papel da Fundação Cecierj é interiorizar, através da educação mediada por tecnologia, o ensino público e de qualidade à população do Estado do Rio. O sucesso do Consórcio Cederj se dá pela busca constante da inclusão, inovação educacional e tecnológica, no competente quadro de professores, tutores e equipes dos polos regionais em um trabalho realizado de forma integrada com as instituições de ensino do consórcio”.

Oportunidade

Ricardo Gonzalez Rocha Souza foi aluno da primeira turma de Licenciatura em Ciências Biológicas, da UENF. Vítima de um acidente automobilístico, que o deixou tetraplégico quando tinha 15 anos, encontrou na modalidade semipresencial a oportunidade de continuar estudando:

Ricardo Gonzalez Rocha Souza foi aluno da primeira turma de Licenciatura em Ciências Biológicas, da UENF, no Cederj Petrópolis.

“O Cederj permite a frequência de pessoas que têm dificuldade de locomoção, devido a uma questão física ou de deslocamento, ou ainda por causa do trabalho. Por isso, a flexibilidade e a qualidade são dois fatores que tornam o ensino do Cederj uma excelente opção. Tive a oportunidade de cursar a graduação, que achava que ia ser muito complicada, e, depois de formado, obtive o meu primeiro trabalho com carteira assinada”, relembra Ricardo.

Depois da graduação, ele fez uma especialização na área de petróleo e gás e ingressou em uma empresa multinacional. Saiu de lá e foi trabalhar no setor de meio ambiente e sustentabilidade, onde atua até hoje. Paralelamente, ele desenvolve um trabalho na área de acessibilidade e inclusão. “Encontrei no Cederj pessoas disponíveis, generosas e capacitadas para oferecer o que têm de melhor. Possibilitou que eu avançasse nos estudos e me abriu portas nos mundos acadêmico e profissional. É uma emoção muito grande a comemoração pelos 20 anos, porque foi um momento único para mim”.