O ano começa com oportunidade de capacitação gratuita para professores dos ensinos Fundamental II e Médio e profissionais da Educação Básica das redes pública e privada. São mais de 5.700 vagas nas áreas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Matemática, Prática Docente e Tecnologia Educacional. A inscrição para o processo seletivo poderá ser feita até o dia 5 de fevereiro, exclusivamente na página  https://www.cecierj.edu.br/extensao .  O Programa de Formação Continuada de Professores é ofertado pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.

As aulas serão realizadas no formato a distância no período de 14 de fevereiro a 8 de maio de 2023. O Programa de Formação Continuada de Professores é oferecido em períodos letivos e tem carga horária de 120 horas, organizado em disciplinas de 30 horas. Para se inscrever, o candidato deve ser graduado ou licenciado. A seleção será realizada por ordem de inscrição, respeitando os critérios de prioridade descritos no item 3 do edital. As áreas de formação e atuação do candidato serão prioritárias, mas é possível se inscrever para cursar disciplinas fora de sua área de formação e/ou atuação, conforme estabelece o edital.

“A meta da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e de suas vinculadas é única: levar educação, pesquisa, inovação e cultura para todos do Estado do Rio. E os profissionais da educação são essenciais nesse processo de transformação. Por isso, essa é uma grande oportunidade que a Cecierj oferece com os cursos gratuitos, que apresentam novas práticas pedagógicas para serem inseridas no trabalho do docente”, destacou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho.

As disciplinas integrantes das áreas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e Matemática são construídas com base em parâmetros curriculares estaduais e nacionais. O objetivo é alinhar as habilidades e competências desenvolvidas no curso com as necessárias à prática docente. Já as disciplinas das áreas Prática Docente e Tecnologia Educacional abordam temas transversais a todas as áreas do conhecimento e se destinam a colaborar com novas práticas pedagógicas e a incentivar o aprimoramento das já existentes.

“Os professores e profissionais da educação, que desejam começar o ano se capacitando, já podem se inscrever no Programa de Formação Continuada de Professores da Fundação Cecierj. Os cursos são gratuitos e ofertados na modalidade a distância, o que facilita a organização dos estudos. Tenho certeza que essa é uma boa oportunidade para os nossos docentes se especializarem e levarem essas novas práticas para a sala de aula”, comentou o presidente da Fundação Cecierj, João Carrilho.