O Museu Ciência e Vida preparou uma programação especial para o mês de março, com diversas oficinas gratuitas e apresentações teatrais, além de visitação ao Planetário. As atividades começam neste sábado (11) e se estendem até 31 de março. O destaque desta temporada é a volta do projeto Tecendo Estrelas, que vai apresentar a peça “Folias & Fins” nos dias 11 e 18 de março, às 14h. O Museu Ciência e Vida, localizado na Rua Ailton da Costa, s/nº, Jardim 25 de Agosto, Duque de Caxias, é administrado pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Parte da programação será voltada para grupos escolares que, a partir de 13 de março, podem fazer o agendamento pelos telefones 2334-1567 ou 2334-1574. As oficinas e sessões de Planetário serão nos dias 21, 22 e 23, 28, 29 e 30, sempre às 9h e 13h30. Já nos dias 24 e 31, o público espontâneo poderá participar. O Planetário terá sessão nos mesmos dias e nos seguintes horários: 10h45 e 15h15 (público escolar agendado) e, às 12h30, nos dias 24 e 31 de março para o público espontâneo.

Tecendo Estrelas

O Tecendo Estrelas é um projeto criado e coordenado pela astrônoma do museu Carolina de Assis, que tem como objetivo a produção de atividades teatralizadas que tenham a Astronomia como pano de fundo. Criado em 2015, a iniciativa se expandiu para agrupar diferentes metodologias de apresentação e, desde então, já foram realizadas sete montagens teatrais.

“Retornar com o Tecendo Estrelas é uma grande realização. Acredito no potencial desta iniciativa em apresentar a astronomia e outras ciências ao público de forma leve e divertida. Nosso histórico confirma isso. Não é fácil conseguir, em uma única atividade, centenas de pessoas em um museu de ciências. Não existem muitos espaços museais e culturais na Baixada Fluminense e, neste projeto, trazemos uma mistura dos dois”, disse Carolina de Assis.

Veja a programação completa:

11 e 18 de março

. Espetáculo Folias & Fins com senha sendo distribuída a partir das 13h por ordem de chegada. O público-alvo dessa atividade é crianças entre 6 e 12 anos e a lotação é de 180 pessoas por apresentação;

21, 22 e 23 de março

. Oficinas e sessões do Planetário

Conhecendo nossos ossos

Que tal olhar de um jeito diferente para nós mesmos? A oficina vai explorar a percepção, criatividade e movimento das crianças para que, através de uma brincadeira, possam aprender mais sobre seus ossos, órgãos, movimentos e suas funções.

As aventuras de Roboto, o boto robô

Existe diferença entre boto e golfinho? Onde podemos encontrá-los? Nesta atividade vamos trabalhar a educação ambiental aplicada na conservação de animais  marinhos, por meio da elaboração de um jogo  usando o  Scratch Jr.

Brincando com as palavras e seus significados

Você já se perguntou como são construídos os significados das palavras? E por que é importante termos significados para cada uma? Nesta oficina iremos discutir esse vasto tema, que é a linguagem e a comunicação.

. Sessão do Planetário (público espontâneo), às 12h30

. Live ‘De Frente com Cientistas’, às 19h, com transmissão pelo canal do YouTube do Museu Ciência e Vida. A primeira convidada deste ano é a reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Denise Pires de Carvalho

28, 29 e 30 de março

. Oficinas e sessões do Planetário:

Conhecendo nossos ossos

As aventuras de Roboto, o boto robô