O Museu Ciência e Vida está desenvolvendo uma pesquisa para compreender a constituição de seu público virtual e como recebe as atividades on-line e o impacto da pandemia sobre o futuro público presencial destes museus. A iniciativa, realizada em parceria com o Museu da Vida Fiocruz e o Espaço Ciência Viva, quer responder a seguinte pergunta: será que mudou alguma coisa? O questionário já está disponível em https://tinyurl.com/3e282d6a .

“A pandemia teve um impacto profundo na área de Museus e Centros de Ciência e na relação dessas instituições com seus públicos. Essa pesquisa tem com objetivo avaliar de que maneira essa transição para o digital vai influenciar os públicos presenciais que vão retornar a essas instituições”, explicou Vanessa Guimarães, coordenadora geral da pesquisa e pesquisadora do Museu da Vida Fiocruz.

A pesquisa será desenvolvida on-line e em dois momentos: na primeira etapa será disponibilizado um questionário on-line, publicado na página do Museu Ciência e Vida no site da Fundação Cecierj (https://tinyurl.com/3e282d6a) e, posteriormente, será organizada uma roda de conversa com os participantes que responderam a pesquisa e aceitaram participar desse bate-papo sobre o impacto da pandemia no público presencial.

“Conhecer melhor a relação público-museu estabelecida durante a pandemia é fundamental para entender como o visitante percebe o museu a partir da relação digital e se houve mudanças no comportamento e desejos desse público”, destacou Mônica Dahmouche, coordenadora local da pesquisa no Museu Ciência e Vida, que completa: “Esperamos com essa pesquisa conhecer melhor a dinâmica do nosso público nessa fase pós-pandêmica e contamos com a participação de todos os visitantes do Museu Ciência e Vida!”