A população fluminense que deseja concluir os ensinos fundamental e médio já pode se inscrever para o “Provão do Ceja”. São mais de 29 mil vagas. A prova é por meio da Fundação Cecierj e a inscrição no Exame Estadual de Certificação da Rede Ceja é gratuita e deverá ser realizada até o dia 15 de setembro, na secretaria de uma das 59 escolas estaduais que integram a rede, administrada pela vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação.

Os interessados poderão se inscrever em um único nível de ensino (fundamental ou médio). As provas serão aplicadas nos dias 21 e 22 de outubro de 2023. Para participar do Provão do Ceja, o candidato deverá ter matrícula ativa em uma das unidades da rede.  Se você quer ser nosso aluno, a pré-matrícula é online, em https://www.cecierj.edu.br/rede-ceja/faca-sua-matricula/, onde também está disponível a lista com os endereços das escolas.

“As oportunidades de conclusão dos estudos de ensino médio e fundamental através da certificação da Rede Ceja são de extrema importância para a população fluminense. Essa iniciativa proporciona uma chance real de acesso à educação e abre portas para um futuro melhor. É fundamental que todos tenham a oportunidade de concluir sua trajetória educacional e adquirir conhecimentos que serão essenciais para o desenvolvimento pessoal e profissional. Por meio da certificação da Rede Ceja, podemos oferecer essa oportunidade e garantir que nenhuma história passe despercebida. Aproveite essa chance de transformar sua vida através da educação”, ressaltou Mauro Azevedo, secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O certificado será concedido ao aluno que passar nas provas, realizadas por área de conhecimento: Ciência da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Física e Química), Matemática e suas Tecnologias (Matemática), Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (Geografia, História, Filosofia e Sociologia) e Linguagens e suas Tecnologias (Artes; Educação Física; Língua Portuguesa, com redação; e Língua Inglesa).

“As duas últimas edições do ‘Provão do Ceja’, exame estadual de certificação da Rede Ceja, foram sucesso absoluto com mais de 24 mil inscritos. Identificamos, que, após mais de 20 anos sem ser realizado, havia uma demanda significativa pela conclusão dos ensinos fundamental e médio. E, por isso, a Fundação Cecierj, através da Rede Ceja, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, inicia as inscrições para mais uma oferta da prova, que é a oportunidade de centenas de pessoas concluírem os estudos e se qualificarem”, destacou o presidente da Fundação Cecierj, João Carrilho.

Portaria institui normas de avaliação, desempenho e certificação dos alunos da Rede Ceja

Essa será a terceira edição do “Provão do Ceja”, que voltou a ser realizado após 20 anos com a publicação da portaria nº 569 de 26 de maio 2022, que definiu normas de avaliação do desempenho escolar e estabeleceu regras para a regularização da vida escolar dos alunos da Rede Ceja no âmbito do estado do Rio de Janeiro. Essa é a primeira portaria, após a criação, em 29 de maio de 1980, da modalidade de ensino em que a rede funciona (metodologia semipresencial), que trata exclusivamente da avaliação e da criação de exames de certificação.