A educação a distância no Brasil mudou alguns conceitos preestabelecidos a respeito de ensino-aprendizagem e, com o lançamento do Consórcio Cederj, há 20 anos, mostrou como era possível democratizar o acesso às universidades públicas de excelência, ampliando a oferta de ensino superior para a população do interior do estado do Rio de Janeiro. Esses foram alguns dos temas abordados pelo seminário “EaD no Brasil – 100 anos”, que a Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizou nesta terça-feira (5/9). O debate foi transmitido ao vivo pelo Canal Eureka! no YouTube. O encontro reuniu servidores, pesquisadores e professores especialistas no tema, apresentando um balanço do primeiro século de existência da educação a distância no país, avaliando o contexto do seu lançamento e as perspectivas para o futuro dessa modalidade de ensino.

EaD de referência

A programação do seminário foi dividida em duas etapas. Na parte da manhã foi feito um retrospecto da EaD no Brasil ao longo desses 100 anos e o desenvolvimento do Consórcio Cederj, coordenado pela Fundação Cecierj, em parceria com 11 universidades públicas do estado do Rio de Janeiro, sete das quais oferecem 18 cursos de graduação a distância, em 42 polos localizados na Região Metropolitana  e em diversos municípios do interior fluminense.

Na abertura do seminário, o presidente João Carrilho contou que a Fundação Cecierj recebe muitas visitas de equipes de educadores nacionais e internacionais interessados em conhecer a metodologia criada pelos servidores da instituição, para o desenvolvimento da EaD.  “A Fundação Cecierj hoje tem um papel fundamental na educação a distância no nosso Brasil, servindo de referência nacional e internacional sobre como fazemos a educação a distância aqui”, disse o presidente.

Novos produtos

Durante a programação matinal foram lançados dois podcasts da instituição: o “25 minutos”, dedicado à literatura portuguesa, iniciativa das professoras-doutoras Lícia Mattos e Mariana Casé, da Diretoria de Material Instrucional, e o podcast “NiteCast”, que aborda temas relacionados à interface entre tecnologias e educação. Já é possível conferir os dois produtos no Spotify!

O seminário também foi marcado por muita emoção! Uma homenagem foi feita ao professor Esteban Moreno, servidor da Fundação Cecierj, que morreu este ano. Ele vai permanecer como editor-chefe In memoriam da revista EAD em Foco, e ainda terá uma seção dedicada a ele na publicação. O anúncio das homenagens foi feito pelo professor-doutor Daniel Salvador da Diretoria de Extensão, atual editor-chefe da revista.

A programação da manhã teve duas mesas de debates, com foco no papel da Fundação Cecierj no desenvolvimento no Brasil com a instalação há 20 do Consórcio Cederj. A apresentação de Milena Nascimento, diretora Acadêmica e coordenadora do Canal Eureka!, sobre o Consórcio Cederj; “O presente e o futuro do EaD no Consórcio Cederj”, com Diana Castellani, diretora de Desenvolvimento Instrucional; e “Docências em tempos de cibercultura”, com Vittorio Lobianco, coordenador do Núcleo de Inovação, Tecnologia e Educação (Nite).

O futuro

Na segunda etapa da programação, o seminário fez uma abordagem reflexiva sobre temas relacionados ao uso de tecnologias emergentes, inteligência artificial e a experiência do usuário no contexto educacional. Também foram discutidas questões como políticas de inclusão de tecnologia nas escolas, a importância do surgimento de movimentos entre os professores para o entendimento e uso de ferramentas como o ChatGPT (algoritmo baseado em inteligência artificial).

“O ChatGPT é o mais importante recurso de aprendizagem no Brasil atualmente e que está ao alcance de todos. Por que não usar o ChatGPT? É importante termos uma inteligência para pensar junto conosco”, afirmou o professor e pesquisador da UNIRIO Mariano Pimentel, um dos palestrantes do seminário, referindo-se à ferramenta que já é muito popular entre estudantes, e que é considerada um excelente instrumento de aprendizagem.

O seminário “EaD no Brasil – 100 anos” foi uma realização da Fundação Cecierj, por meio da Diretoria Acadêmica, da Comissão de Apoio a Projetos Acadêmicos (Capa) e o Núcleo de Inovação, Tecnologia e Educação (Nite). O evento irá fornecer a emissão de certificado de participação, inclusive para quem acompanhou a transmissão pelo canal Eureka! no YouTube.

Serviço:

“Seminário EaD no Brasil – 100 anos”

. Abertura

João Carrrilho, presidente da Fundação Cecierj; os professores Leonardo Viana e Vittorio Lobianco, do Núcleo de Inovação, Tecnologia e Educação (Nite); o professor Daniel Salvador, da Diretoria de Extensão; e as professoras Lícia Mattos e Mariana Casé, da Diretoria de Material Instrucional.

. Mesa (manhã)

“Fundação Cecierj – Consórcio Cederj” – Milena Nascimento, diretora Acadêmica e coordenadora do Canal Eureka!;

“O presente e o futuro do EaD no Consórcio Cederj” –  Diana Castellani, diretora de Desenvolvimento Instrucional;

“Docências em tempos de cibercultura” – Vittorio Lobianco, coordenador do Núcleo de Inovação, Tecnologia e Educação (Nite).

Mediador: professor-doutor Leonardo Viana.

. Mesa (tarde)

“Metaverso e IA – Da promessa virtual à realidade” – Gabriel Brasil, pesquisador, gerente de produto e coordenador de projetos educacionais da TEC Educação;

“ChatGPT e Educação – Usos, implicações e teorizações – Mariano Pimentel, professor-doutor da UNRIO.

“ChatGPT – Usos inventivos de estudantes e posicionamentos de docentes” – professor-doutor Felipe Carvalho, pesquisador da Unesa.

“Tecnologia – dados de Inteligência Artificial para estudos e psicologia na experiência do aluno”: professor-doutor Leonardo Viana do Núcleo de Inovação, Tecnologia e Educação (Nite).

Mediador: professor-doutor Leonardo Viana.