As inscrições para o Exame Estadual de Certificação da Rede Ceja, conhecido como “Provão do Ceja”, foram prorrogadas até o dia 6 de outubro. Os interessados em concluir os ensinos fundamental e médio devem ir até a secretaria de uma das 59 escolas estaduais que integram a rede, administrada pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação. São mais de 29 mil vagas ofertadas.

Os interessados podem se inscrever em um único nível de ensino (fundamental ou médio). As provas serão aplicadas nos dias 21 e 22 de outubro de 2023. Para participar do Provão do Ceja, o candidato deverá ter matrícula ativa em uma das unidades da rede.  Se você quer ser nosso aluno, a pré-matrícula é online, em https://www.cecierj.edu.br/rede-ceja/faca-sua-matricula/, onde também está disponível a lista com os endereços das escolas.

O certificado será concedido ao aluno que passar nas provas, realizadas por área de conhecimento: Ciência da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Física e Química), Matemática e suas Tecnologias (Matemática), Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (Geografia, História, Filosofia e Sociologia) e Linguagens e suas Tecnologias (Artes; Educação Física; Língua Portuguesa, com redação; e Língua Inglesa).

PORTARIA INSTITUI NORMAS DE AVALIAÇÃO, DESEMPENHO E CERTIFICAÇÃO DOS ALUNOS DA REDE CEJA

Esta é a terceira edição do “Provão do Ceja”, que voltou a ser realizado após 20 anos com a publicação da portaria nº 569 de 26 de maio 2022, que definiu normas de avaliação do desempenho escolar e estabeleceu regras para a regularização da vida escolar dos alunos da Rede Ceja no âmbito do estado do Rio de Janeiro. Essa é a primeira portaria, após a criação, em 29 de maio de 1980, da modalidade de ensino em que a rede funciona (metodologia semipresencial), que trata exclusivamente da avaliação e da criação de exames de certificação.