Formada em Administração e mestre em Propriedade Intelectual e Inovação, a tutora do Polo Cederj Macaé, Camila Ribeiro Garcias, teve a sua pesquisa “Mapeamento tecnológico das patentes desenvolvidas para recrutamento & seleção” publicada na Revista Eletrônica de Administração, do Centro Universitário de Franca Uni-FACEF. Confira em http://tinyurl.com/2j98a62z .

Camila explicou que a pesquisa contribui na construção de cenários futuros para o mercado, oportunidades, novas ideias e demonstrou a capacidade de desenvolvimento de tecnologias, “para agilizar e tornar o processo de recrutamento e seleção mais eficiente”. Segundo a autora, a tecnologia tem contribuído cada vez mais para auxiliar o processo de recrutamento e seleção.

“O artigo teve por objetivo realizar uma prospecção tecnológica de patentes referentes às práticas de recrutamento e seleção patenteáveis existentes no Brasil e as possíveis tendências de evolução neste segmento. Trata-se do uso de tecnologia para otimizar a seleção de profissionais no segmento privado, tornando o processo menos impessoal e mais assertivo”, explicou Camila, que é tutora presencial no curso de Administração.

Camila falou também sobre os passos da sua caminhada até alcançar a publicação da sua pesquisa em uma revista de prestígio no meio acadêmico. “Trabalhei em uma multinacional no segmento de Petróleo e Gás na área de Recursos Humanos e este trabalho buscou soluções para facilitar o encontro do profissional adequado, através do uso da tecnologia. O estudo realiza um levantamento de patentes utilizadas para auxiliar o recrutador na seleção de candidatos”, contou Camila.

A diretora da unidade do Cederj em Macaé, Cristina Melo, classificou o trabalho de Camila como muito relevante e destacou o seu desempenho como tutora do polo: “A publicação foi bastante relevante em vários sentidos: enriquecimento do conhecimento acadêmico, para seu currículo, estímulo aos alunos e para a valorização do profissional tutor do Cederj. A Camila é uma ótima profissional, dedicada e muito comprometida.”, afirmou Cristina.

Sobre a revista REA

A Revista Eletrônica de Administração (REA) é um periódico disponibilizado em formato eletrônico destinado à divulgação do conhecimento científico no âmbito das Ciências Sociais Aplicadas. O periódico é mantido e editado pelo Programa de Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu do Centro Universitário de Franca Uni-FACEF e tem como propósito divulgar trabalhos acadêmicos e científicos com o foco nos aspectos da Administração em geral.