Abril começou e o céu reserva vários eventos astronômicos. Confira no material elaborado por Janaina da Silva Seraphim com revisão de Carolina de Assis, da equipe do Museu Ciência e Vida:

🌓 02/04.  Lua Quarto Minguante.

🔭 06/04 (4h15 – 6h). Marte, Saturno e Lua em conjunção. Os astros estarão próximos, na direção leste do céu, na região da Constelação Ocidental de Aquário.

🔭 07/04 (5h20 – 6h). Vênus e Lua em conjunção. Os astros estarão próximos na direção leste do céu, na região da Constelação Ocidental de Peixes.

🌑 08/04.  Lua Nova.

🔭 10/04 (4h – 6h). Marte e Saturno em conjunção. Os planetas estarão muito próximos de um na direção leste do céu, na região da Constelação Ocidental de Aquário.

🔭 10/04 (17h45 – 18h40). Júpiter e Lua em conjunção. Os astros estarão relativamente próximos na direção oeste do céu, na região da Constelação Ocidental de Áries.

🌗 15/04. Lua Quarto-Crescente.

🔭 18/04 (17h45– 01h10). Lua e Regulus em conjunção. A Lua e a estrela mais brilhante da Constelação Ocidental de Leão, Regulus, estarão relativamente próximas no céu.

🔭 22/04 (17h45 – 04h30). Lua e Spica em conjunção. A Lua e a estrela mais brilhante da Constelação Ocidental de Virgem, Spica, estarão relativamente próximas no céu.

🌕 23/04.   Lua Cheia.

🔭 24/03 a 30/04 (4h – 6h). Saturno, Marte, Mercúrio e Vênus. Por volta das 6h, Oss quatro planetas estarão ao mesmo tempo no céu, na direção leste. A partir das 4h já poderemos observar Saturno e Marte e com a aproximação do nascer do Sol, Mercúrio e Vênus irão surgir no céu. O encontro quádruplo será possível de ser observado apenas poucos minutos antes do Sol nascer.

Planetas que poderão ser observados no céu de abril

Júpiter. A partir do anoitecer, Júpiter estará na região oeste do céu, ficando visível ao longo de todo o mês apenas durante os primeiros minutos da noite.

Marte e Saturno. Os planetas estarão próximos no céu ao longo de todo o mês e serão observados um pouco antes do nascer do Sol, na direção leste do céu.

Vênus. O planeta será observado alguns minutos antes do nascer do Sol, na região leste do céu.

Mercúrio. Será observado a partir do dia 20, na região leste do céu, assim como Vênus, apenas por alguns minutos antes do nascer do Sol.