A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), vai promover nos dias 2 e 3 de abril, a 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, no teatro da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O tema da Conferência: “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Rio de Janeiro Justo, Sustentável e Desenvolvido”, vai debater e esclarecer o assunto com a presença do secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauro Azevedo, dos subsecretários da pasta e renomados palestrantes/especialistas da área. Os ingressos são gratuitos pelo link https://www.sympla.com.br/evento/5-conferencia-estadual-de-ciencia-tecnologia-e-inovacao-do-rio-de-janeiro/2398950.

Visando aumentar o alcance político das resoluções e recomendações da Conferência, o objetivo é garantir a participação e engajamento de contingentes fora do universo da academia, dos institutos de pesquisa e das empresas inovadoras. Foram convidados para a Conferência membros dos poderes executivo, legislativo e judiciário, das esferas federal e estadual, contemplando também o setor empresarial, a juventude da sociedade civil, mulheres e entre outros.

As conferências de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) têm se constituído em importantes fóruns de debates articulando diversos segmentos da sociedade em torno do setor. Os encontros buscam formas e meios para a construção de políticas públicas e para o desenvolvimento do estado.

Uma plataforma única para promover parcerias estratégicas, impulsionar o desenvolvimento econômico e estimular a criação de empregos de alta qualidade em setores inovadores é um dos destaques da programação.

A Conferência é um fórum essencial para promover o diálogo, a colaboração e o desenvolvimento de políticas relacionadas à ciência, tecnologia e inovação em nosso estado. Ao reunir diversos stakeholders do setor, como líderes do governo, acadêmicos, empresários, pesquisadores e representantes da sociedade civil, a SECTI busca criar um ambiente propício para o intercâmbio de ideias e experiências, além de identificar oportunidades para impulsionar o crescimento e a competitividade em nosso setor de CT&I no estado e país.

Sobre o evento

A Conferência vai acontecer presencialmente em torno de uma série de mesas-redondas, palestras e eventos paralelos. Estas sessões vão abordar tópicos relevantes para a CT&I, incluindo políticas públicas, investimentos em pesquisa e desenvolvimento, empreendedorismo, inovação tecnológica, saúde, mulheres na ciência, ciência básica, Sistema Estadual de CT&I e entre outros.

A 5ª Conferência Estadual é de responsabilidade da Comissão Organizadora Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação – SECTI, em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, a Universidade Estadual do Norte Fluminense – UENF, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ, a Fundação de Apoio à Escola Técnica – FAETEC e o Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro – Fundação CECIERJ, unidades vinculadas à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, que será a anfitriã do evento.