Ciências contábeis

O curso de Ciências Contábeis tem como proposta de matriz curricular um rol de disciplinas que irão possibilitar ao discente o desenvolvimento de habilidades pertinentes à formação de um Contador Generalista. Destaque-se que o desenvolvimento de sua matriz curricular considerou também a importância de atender aos anseios das organizações, viabilizando aos discentes uma visão que valorize mais os prognósticos do que os diagnósticos.

No passado, os profissionais da área contábil tinham sua formação voltada apenas, para o passado e presente – diagnóstico. Tal formação tinha sua importância fundamentada na condição de posicionarem a situação real da organização, todavia o diagnóstico não possibilita a tomada de decisão visando posicionar a organização no futuro.

DURAÇÃO:

O tempo de integralização curricular recomendado é de 9 períodos letivos, sendo permitidos 15 períodos letivos como prazo máximo para integralização curricular.

TITULAÇÃO:

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro
Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Fluminense

INFORMAÇÃO IMPORTANTE:

Como um dos pré-requisitos para a obtenção do grau de contador, o estudante apresenta um trabalho de conclusão de curso sob a forma de monografia, submetida a uma banca examinadora especialmente constituída para avaliação em defesa pública. Os alunos são encaminhados pela Coordenação para seus respectivos orientadores, de acordo com os temas escolhidos, a partir do 7º período.

COORDENAÇÃO:

Professor Frederico Otávio Sirotheu Cavalcante (UFRJ)
Professor Mauro Silva Florentino (UFF)

POLOS:

Belford Roxo (UFRJ), Bom Jardim (UFF), Bom Jesus do Itabapoana (UFF), Macaé (UFF), Miracema (UFRJ), Nova Friburgo (UFF), Paracambi (UFRJ), Pinheiral (UFF), Resende (UFRJ), São Francisco de Itabapoana (UFF), São Gonçalo (UFRJ)