Atualmente, diversos setores produtivos, sejam públicos ou privados, demandam profissionais, com sólida e ampla formação de conhecimentos na área de Ciências Atmosféricas. Assim, o curso de Engenharia Meteorológica visa formar engenheiros que possam atuar de maneira inovadora na área de Ciências Atmosféricas, nas soluções de problemas, manutenção e desenvolvimento de tecnologias, visando atender demandas regionais.

O engenheiro meteorologista será apto a desenvolver e elaborar previsões do tempo e do clima, como também desenvolver, adaptar e utilizar tecnologias para buscar soluções para inúmeros problemas ambientais, na gestão da água, na produção de alimentos e na geração de energia.

DURAÇÃO:
A matriz curricular do curso tem duração prevista de 10 semestres sob orientação; o aluno poderá concluir seus estudos em, no máximo, 15 semestres.

TITULAÇÃO:
Bacharel em Engenharia Meteorológica pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).

INFORMAÇÃO IMPORTANTE:
O curso de Engenharia Meteorológica é oferecido na modalidade bimodal  (EAD e presencial). As disciplinas do ciclo básico são EAD e do ciclo profissionalizante são presenciais.

As disciplinas presenciais serão ministradas nas instalações do Laboratório de Meteorologia (LAMET) da UENF/Campus Macaé.

Para se formar, o aluno deverá cursar as disciplinas (EAD e presencial), realizar o estágio supervisionado, apresentar um trabalho de conclusão de curso e cumprir a carga horária das atividades acadêmicas complementares e de extensão.

COORDENAÇÃO:
Profª. Eliane Barbosa Santos (Coordenadora do curso de Engenharia Meteorológica – UENF)

MATRIZ CURRICULAR:
Matriz Engenharia Meteorológica

POLOS:
Macaé