Licenciatura em Geografia

O curso a distância de Licenciatura em Geografia tem como objetivo formar professores de Geografia para o ensino Fundamental e Médio que:

  • Dominem os pressupostos teórico-metodológicos que possibilitem ocupar o espaço que lhe cabem como professores de Geografia. O domínio dos pressupostos teórico-metodológicos será proporcionado pelas disciplinas do núcleo específico.
  • Exerçam atividades de docência e coordenação de projetos na área de ensino de Geografia. Esta habilidade será proporcionada através das disciplinas do núcleo de preparação para intervenção e para a preparação de conteúdos e aulas.
  • Atuem em equipes multidisciplinares em projetos de ensino e extensão. A preparação para a atuação em equipes multidisciplinares será proporcionada através das disciplinas do núcleo complementar.
  • Atuem como professores a partir da concepção social crítica incentivando a formação de cidadãos. Esta perspectiva de formação deverá nortear as metas de  constituição dos conteúdos das disciplinas do Curso de Licenciatura em Geografia na Modalidade Ensino a Distância.
  • Atuem como professores capazes de incentivar a produção de conhecimento dos seus alunos, a partir de experiências oriundas do campo científico geográfico, que podem ser aplicadas no cotidiano e escala local.

DURAÇÃO:

A matriz curricular do curso tem duração prevista de 8 semestres; o aluno poderá concluir seus estudos em, no máximo, 15 semestres.

TITULAÇÃO:

Licenciado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

COORDENAÇÃO:

Prof: Alexander Josef Sa Tobias da Costa
(Coordenador do curso licenciatura em Geografia – UERJ)

POLOS:

Barra do Piraí, Campo Grande, Mesquita, Miracema, Natividade, Niterói, Nova Friburgo, Paracambi, Três Rios, Teresópolis.