Setembro, 2022

28set19:0021:00Arte e Ciência - Diálogos PossíveisII Olimpíada de Ciência & Arte da Fundação Cecierj

Detalhes do Evento

Por definição, artes plásticas são aquelas produzidas com materiais físicos e palpáveis. Por outras palavras: as que possuem plasticidade. Pintura, escultura, gravura e desenho compõem esta modalidade de arte ancestral. Potente meio de expressão desde a era rupestre até hoje, transformam-se continuamente. O desenvolvimento de inovações tecnológicas permitiu o aparecimento de novas linguagens artísticas, ampliando formas, conceitos e processos. A criação de obras visuais já não mais depende de materiais tangíveis, são as chamadas artes visuais.

O 5º Seminário Arte e Ciência: diálogos possíveis é ensejo para discutir a interação entre múltiplos campos do conhecimento. Cristine Tedesco compartilhará seu estudo sobre Artemisia Gentileschi (1593-1654), artista italiana que ao pintar figuras femininas, ultrapassou limites de gênero de sua época, e do tempo, ao continuar inspirando mulheres atuais. Mariela Hernández abordará a relação da arte cinética com diversas teorias científicas que explicam a constituição e os fenômenos da natureza. Para compreender a energia, o movimento e o comportamento da matéria, artistas cinéticos dialogaram com física, astronomia e matemática. Daiane Silva Barbosa apresentará seu trabalho como pintora na aldeia de Três Rios. Ao retratar a si mesma, a artista indígena fortalece a identidade dos povos originais. Eurípedes Júnior discorrerá sobre como a médica psiquiatra Nise da Silveira revolucionou o tratamento da doença mental no Brasil por meio do afeto e das artes. Marco Danhoni, tal qual Galileu Galilei, nos convida a olhar sob outro ponto de vista, a refletir que tudo se move, e que também a arte girou em torno do universo do grande cientista da Ciência Moderna.

19h – ABERTURA Thelma Lopes Olimpíada de Ciência e Arte

19h 10min – ARTEMISIA GENTILESCHI E O PROTAGONISMO FEMININO NA HISTÓRIA DA ARTE Cristine Tedesco Historiadora. Doutora em História. Produtora Cultural. Curadora de Arte.

19h 25min – A ARTE CINÉTICA E A COMPREENSÃO DA NATUREZA Mariela Hernández Historiadora da Arte. Doutora em Artes Visuais. Docente do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (UFBA) e do PPGMuseu (UFBA). 19h 40min – ARTE E AUTODESCOBERTA Daiane Silva Barbosa Artista plástica indígena. Etnia potiguara. Universidade Federal da Paraíba.

19h 55min – NISE DA SILVEIRA: DO ASILO AO MUSEU Eurípedes Junior Músico. Doutor em Museologia. Curador do Museu Nacional de Belas Artes. Pesquisador do Museu de Imagens do Inconsciente.

20h 10min – O ARTISTA GALILEO: UM PERFIL DESCONHECIDO DO GRANDE FÍSICO DO RENASCIMENTO Marcos Cesar Danhoni Neves Físico. Doutor em Educação. Docente da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Coordenador do International Meeting on Art-Science

20h 25min – DEBATE

(Quarta-Feira) 19:00 - 21:00