A TUTORIA CEDERJ

O PAPEL DA TUTORIA NO ÂMBITO DO CONSÓRCIO CEDERJ

A tutoria, no âmbito do Consórcio Cederj, é o elo entre a coordenação da disciplina, o material didático e o estudante”. É uma ação fundamental para que os estudantes possam receber a formação dada pela Instituição de Ensino Superior responsável pelo curso, independentemente do polo regional ao qual esteja vinculado.

O PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE TUTORES

Para que possa desempenhar com excelência as suas atribuições no âmbito das atividades do Consórcio Cederj, todo tutor passa, obrigatoriamente, por um programa de formação que compreende:

  • Curso “Tutoria na plataforma Moodle”, ministrado pela Fundação Cecierj; e
  • Curso “Formação em EaD” com ênfase na Tutoria Cederj, também ministrada pela Fundação Cecierj.
  • Capacitação relativa às especificidades do curso e das diferentes disciplinas, ministrada pelas Instituições de Ensino Superior ao qual o tutor está vinculado;

Além dos cursos acima mencionados, a Fundação Cecierj oferece, por meio da Diretoria de Extensão, outros cursos de formação na área de educação inclusiva e uso de tecnologias na educação.

COMO ESTÁ ORGANIZADA A TUTORIA

A Diretoria de Tutoria da Fundação Cecierj é responsável pelo gerenciamento da tutoria do Consórcio Cederj, cabendo a ela:

  • a gestão dos processos seletivos de tutores;
  • o controle da alocação da carga horária de tutoria nas diferentes disciplinas;
  • capacitação, acompanhamento e avaliação dos tutores, junto aos coordenadores de tutoria, de disciplina e diretores dos polos regionais.

Na Instituição de Ensino Superior, cada curso possui uma Coordenação de Tutoria que atua em conjunto com a Coordenação do Curso. Cabe a ela:

  • coordenar a seleção de tutores, juntamente com a Diretoria de Tutoria;
  • acompanhar as tutorias da área/curso, em estreita colaboração com os coordenadores de disciplina e com os diretores de polos;
  • avaliar, anualmente, o desempenho dos tutores.

Nos polos regionais, a coordenação de tutoria tem o apoio do tutor-coordenador. Ele é um tutor presencial que, além da sua carga horária em disciplina(s) do curso, atua em uma função de articulação acadêmica, fazendo a ponte entre o estudante, o polo e o curso. Ele também atua apoiando o diretor do polo na organização das tutorias, no acolhimento e acompanhamento dos estudantes calouros e no apoio acadêmico aos demais.

Em geral, a Tutoria Cederj se organiza da seguinte forma:

No entanto, algumas disciplinas mais complexas, mesmo que realizadas após a primeira metade do curso, são também contempladas com a tutoria presencial.

A TUTORIA PRESENCIAL

A tutoria presencial é realizada nos polos regionais e tem dois objetivos primordiais: a mediação do conteúdo da disciplina e o auxílio na transição do estudante habituado à modalidade presencial para a metodologia da educação a distância.

Essa modalidade de tutoria compreende:

A TUTORIA A DISTÂNCIA

A tutoria a distância também tem como objetivo primordial: a mediação do conteúdo da disciplina. Muda, no entanto, a forma de interação, que precisará ocorrer por meio do uso de tecnologias de informação e comunicação. Em função das atividades desenvolvidas, o tutor a distância precisa cumprir parte de sua carga horária na Instituição de Ensino Superior ao qual está vinculada.

Essa modalidade de tutoria compreende:

X